None

40 ANOS DA LIBERTADORES'1976

Raul lembra provocação a Carpegiani sobre título da Libertadores de 1976: 'Ele ficou quieto'

Ídolo do Cruzeiro, goleiro participou de todas as partidas da equipe na competição

postado em 30/07/2016 08:03 / atualizado em 29/07/2016 21:31

(Foto: Arquivo EM)



Em 1975, Manga, Falcão e Figueroa comandaram o Internacional rumo ao título brasileiro sobre o Cruzeiro. No ano seguinte, foi a vez de o clube mineiro dar o troco e derrotar o Colorado duas vezes na campanha da conquista da Libertadores, comemorada há exatos 40 anos. Um dos destaques da equipe celeste, o ex-goleiro Raul Plassmann relembra que, em meio às acirradas partidas, provocou Paulo César Carpegiani, meio-campista titular do Inter à época.

"Ganhamos as duas contra o Internacional na Libertadores. Eu falei com o Carpegiani: 'Vocês ficam com o Brasileiro, e nós vamos ganhar a Libertadores' (risos). Ele estava dando entrevista, aí ficou quieto. Anos depois, a gente se encontrou no Flamengo, que foi campeão mundial em 1981, e brincamos sobre essa história", relembra o goleiro, em contato com o Superesportes.

Cruzeiro e Internacional se enfrentaram pela primeira fase da Libertadores de 1976. Na primeira partida, o clube mineiro venceu por 5 a 4, no Mineirão. Três semanas depois, no Beira-Rio, Jairzinho e Joãozinho marcaram e garantiram nova vitória celeste, desta vez por 2 a 0. Ao fim da primeira fase, o Cruzeiro se classificou como líder do grupo. O Inter ficou em segundo e não avançou.

Titular nas 13 partidas disputadas pelo Cruzeiro na Libertadores, Raul destaca o grau de dificuldade da competição e das partidas contra o rival gaúcho.

"Aquilo ali foi uma coisa espetacular. Ainda mais num momento em que só campeão e vice do Brasileirão participavam da Libertadores. Hoje é uma baba, entra qualquer um. A coisa antes era mais seletiva", afirma o ex-goleiro, que atualmente participa de ações de marketing desenvolvidas pelo Cruzeiro.

Depois de eliminar Internacional, Olimpia e Sportivo Luqueño na primeira fase, o Cruzeiro encarou LDU e Alianza Lima no caminho para a decisão. As finais foram disputadas em três partidas contra o River Plate. Na primeira, vitória por 4 a 1 no Mineirão. Fora de casa, derrota por 2 a 1 que forçou a disputa do jogo de desempate, realizado no Chile. O duelo decisivo terminou com triunfo celeste por 3 a 2, que garantiu a primeira conquista internacional do Cruzeiro.





Compacto da final da Libertadores de 1976 produzido pela TV Chile:






Tags: libertadores raul 1976 cruzeiromg interiormg futnacional seriea