None

CRUZEIRO

Sintonia entre Ábila e Arrascaeta é esperança para o Cruzeiro em decisão contra o Grêmio

Metade dos gols do argentino foi marcada com participação direta do uruguaio

postado em 25/10/2016 11:28 / atualizado em 25/10/2016 19:48

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Uma parceria de sucesso entre uruguaio e argentino é a esperança do torcedor do Cruzeiro na partida contra o Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Com 17 passes para gol, Arrascaeta é o líder de assistência do clube na temporada, além de ser o vice-artilheiro, com 11 gols. Por sua vez, Ramón Ábila é o máximo goleador, com 12 tentos marcados, sendo cinco deles na Copa do Brasil.

Mais do que números isolados, Arrascaeta e Ábila formam uma dupla entrosada. Sintonia fina entre estrangeiros no ataque que deixa animada a torcida celeste. Os números provam essa harmonia: metade dos gols do argentino foi marcada com participação direta do uruguaio.

Arrascaeta participou dos gols de Ábilas nas seguintes partidas: Cruzeiro 2 x 1 Vitória; Cruzeiro 4 x 2 Inter; Cruzeiro 2 x 0 Santa Cruz; Cruzeiro 2 x 0 América; Cruzeiro 4 x 2 Corinthians. (Veja, no fim do texto, a descrição dos lances dos gols de Ábila)

Outro dado interessante é que Arrascaeta estave em campo em 11 dos 12 gols marcados por Ábila. Eles jogaram juntos 17 vezes. Sem o uruguaio, Ábila atuou 4 vezes e fez apenas 1 gol. Detalhe: no empate por 0 a 0 com o Palmeiras, o argentino já havia saído quando o Arrascaeta entrou.

“Ele (Arrascaeta) me deu assistência, então tem que agradecer. Outros jogadores têm qualidade para fazer assistência: Sobis, Robinho. Quando eles me dão assistência, têm que agradecer”, disse Ábila, após a classificação contra o Coritnhians.

Mano preteriu Arrrascaeta por causa do esquema

Embora esta seja a melhor fase de Arrascaeta com a camisa do Cruzeiro, o técnico Mano Menezes preteriu o jogador em momentos importantes. Ele deixou de ser titular para a entrada de Rafinha justamente em um jogo contra o Grêmio, no dia primeiro de outubro, pelo Brasileiro.

O esquema do Cruzeiro falou mais alto que o talento do uruguaio. A justificativa de Mano foi tática. Como Arrascaeta tem características do antigo ponta de lança - hoje um segundo atacante que chega de trás - e participa menos da marcação, o time precisava de um atleta mais dedicado ao setor defensivo.

“Você tem dois caminhos: ou coloca 3 volantes, e acho que a equipe se ressentiria de um meia, ou coloca um meia que participa mais. O Arrascaeta vai poder jogar, mas preciso respeitar isso. Se ele jogar, não posso tirar um meio-campista”, disse Mano, após vitória sobre o Grêmio, em jogo do Brasileiro.

O curioso é que Mano deve se contradizer. A tendência é que Arrascaeta volte ao time na vaga de Rafinha, lesionado, e integre o meio-campo ao lado de Rafael Sóbis e Robinho. Mas agora, o uruguaio deve jogar aberto de um dos lados – a tendência é que seja pela esquerda, seu flanco favorito. Robinho passa a ser o articulador central e Sóbis continua aberto na direita, onde vem rendendo mais.

Neto corneteiro

E até o neto do treinador o cornetou depois da partida contra o Corinthians, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Arrascaeta entrou por causa da contusão de Rifinha e arrebentou na partida, comandando a classificação celeste.  

“O Lucas, meu neto, me ligou e me perguntou por que ele (Arrascaeta) não iniciou o jogo. Eu falei assim: ‘vovô não estava bem’”, brincou Mano, em entrevista à TV Globo.

Gols de Ramón Ábila pelo Cruzeiro e a participação de Arrascaeta:

- Cruzeiro 2 x 1 Vitória
Arrascaeta mata no peito na risca que divide o campo ao meio e lança com perfeição o argentino Ramón Ábila. O centroavante corta o zagueiro e faz um belo gol.


- Cruzeiro 4 x 2 Inter
Arrascaeta recebe aberto na esquerda e faz uma parábola com a bola. Ábila pega de primeira e marca um golaço


Cruzeiro 1 x 1 Corinthians
Sóbis cruza da esquerda e Ábila pega de primeira para o gol

Cruzeiro 2 x 2 Coritiba
Sóbis chuta e Ábila marca no rebote

Cruzeiro 2 x 1 Figueirense
Depois de uma confusão na área do Figueirense, a bola sobra para Ábila que empurra de cabeça para o gol

- Cruzeiro 2 x 0 Santa Cruz
Arrascaeta toca para Ábila que só tem o trabalho de dar um toquinho para o gol


Cruzeiro 5 x 2 Botafogo (2 gols)
1 – De pênalti
2 – Sóbis cruza da esquerda e Ábila cabeceia para o gol

- Cruzeiro 2 x 0 América
Arrascaeta toca para Alisson, que Cruza para Ábila marcar


Cruzeiro 2 x 0 Ponte Preta
Sóbis cruza da direita, Ábila domina e arremata com precisão

- Cruzeiro 4 x 2 Corinthians (2 gols)
1 - Robinho abre para Arrascaeta, que cruza para Ábila escorar para o gol
2 – Arrascaeta sofre pênalti, que Ábila cobra e marca

Tags: arrascaeta abila cruzeiro dupla estrangeiros copadobrasil interiormg