None

AMÉRICA

Embora não fique tão próximo da área, Toscano garante adaptação ao esquema tático do Coelho

Camisa 11, que atua pelo lado esquerdo, garante não enfrentar problemas com tática

postado em 28/06/2015 16:15 / atualizado em 29/06/2015 16:41

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Com o esquema tático 4-2-3-1 utilizado pelo técnico Givanildo Oliveira, muitos atletas do grupo do América precisaram se adaptar ao novo estilo de jogo. Um deles é o versátil atacante Marcelo Toscano, que, depois de ser camisa 10 do Mirassol na Série A2 do Campeonato Paulista (13 gols em 18 partidas), virou uma espécie de ponta esquerda na equipe do Coelho.

“Já joguei assim em Portugal e me adaptei bem aqui”, comenta Toscano, citando sua passagem pelo Vitória de Guimarães entre 2010 e 2012. Em Portugal, o jogador atuava pelos lados do campo e constantemente fazia gols de fora da área. Em 83 apresentações, balançou a rede 18 vezes.

Com a camisa do América, Toscano compõe o lado esquerdo da linha de três meias, embora procure se movimentar em campo durante todo o tempo. Ao comentar o 4-2-3-1, o jogador apenas cita a dificuldade em acompanhar o lateral adversário, fato que, por muitas vezes, lhe impede de entrar constantemente na área adversária.

“Nesse esquema, o atacante tem que acompanhar o lateral, então às vezes dificulta um pouco a chegada dentro da área, até porque você está acompanhando o lateral. Mas já estou acostumado, já fiz essa posição, então tenho que pensar em ajudar a equipe. Tanto defendendo quanto atacando. Se depender de mim, vou fazer isso o tempo todo para ajudar o Coelho a vencer”, observa.

Se Toscano ficasse limitado apenas a ocupar a ponta esquerda, obviamente ele não teria feito quatro gols na Série B e nem tampouco finalizado duas vezes com muito perigo no empate por 2 a 2 com o Criciúma, na rodada anterior. Dos tentos do atacante, dois ocorreram na função de centroavante, um do lado direito e um de fora da área. Para se movimentar com frequência, o jogador afirma que é preciso deixar a forma física “em dia”.

“Estou suportando bem, até porque não estava parado. Quando terminou a Série A2, passaram dois ou três dias e eu já estava aqui. Mas mesmo assim é importante aproveitar o tempo para reforçar ainda mais a parte física”.

Marcelo marcou pelo Coelho nas vitórias sobre Santa Cruz (4 a 1), Bragantino (1 a 0), Sampaio Corrêa e na derrota para o Náutico (2 a 1). Embora tenha passado em branco contra CRB, Atlético-GO e Criciúma, o camisa 11 garante não estar preocupado e diz que o coletivo vem em primeiro lugar. “Lógico que daqui a pouco a torcida vai cobrar e eu vou cobrar também. É importante sempre fazer gols. Mas o melhor mesmo é nossa equipe sair vitoriosa nas partidas. No fim, todos têm que sair alegres e sorridentes”, conclui Toscano.

Tags: américa coelho atacante interiormg serieb Marcelo Toscano