None

AMÉRICA

Xavier x Bryan: disputa pela ala esquerda fortalece grupo americano na reta final da Série B

Técnico Givanildo Oliveira escolherá um dos dois para jogo do dia 17 contra ABC

postado em 09/10/2015 08:00

Ramon Lisboa/EM/D.A Press e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Depois de quase três meses em tratamento de grave lesão na coxa esquerda, o lateral-esquerdo Bryan está novamente à disposição do técnico Givanildo Oliveira para os oito jogos finais do América na Série B. Mas ele tem um forte concorrente: o armador Xavier, improvisado na posição, fez boas partidas. Os dois terão pouco mais de uma semana para provar ao treinador que merecem a vaga para a partida de 17 de outubro, contra o ABC. No confronto da 31ª rodada, em Natal, o clube alviverde, terceiro colocado, com 51 pontos, defenderá a permanência no G4.

Os dados disponibilizados pelo Footstats, especializado em estatística, mostram relativo equilíbrio. Xavier, titular em seis de seus 11 jogos, acertou 88% dos passes, número superior ao de Bryan (83%), que começou jogando nove vezes. Por outro lado, o recém-recuperado de contusão leva vantagem no número de desarmes (20 a 9) e em assistências para gol (1 a 0).

Givanildo só definirá titular nos próximos dias, em coletivos no Lanna Drumond, mas já adianta a importância do retorno de Bryan. “Nunca desejamos tanto uma parada como essa. Há a situação dos que vinham jogando, que terão tempo para descanso. E vamos esperar os nossos laterais. O Bryan já vem treinando... temos de montar o time certo para o jogo com o ABC”.

O lateral, por sua vez, espera ser escalado no próximo compromisso da equipe. “Desde o dia em que me machuquei, coloquei na cabeça que mais importante era me recuperar a tempo de pegar pelo menos dois jogos finais. Minha cabeça está boa demais, estou treinando de segunda a segunda e, agora, é fazer o que o Givanildo pedir e ajudar a equipe”, afirma Bryan.

Titular desde que Raul, o outro lateral-esquerdo do grupo, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo (só voltará a jogar em 2016), Xavier elogia as qualidades do concorrente. “É um cara que dentro de campo é muito bom. Volta para somar e nos ajudar na reta final. Além disso, é um companheiro de base. Acho que o América e todos nós só temos a ganhar”, frisa.

O desejo de Xavier, de 20 anos, porém, é seguir entre os 11 até a 38ª rodada, ainda que fora de sua função de origem, o meio-campo. “Era a minha oportunidade, independentemente da posição. Pensei assim, para mostrar o meu trabalho. Espero poder continuar até o fim da Série B”, conclui o jovem.

XAVIER X BRYAN

Xavier: 11 jogos na Série B (6 como titular)

Passes: 188 certos e 24 errados (88%)
Média de acerto: 17
Média de erro: 2
Finalizações: 3 certas e 7 erradas (30%)
Cruzamentos: 10 certos e 12 errados (45,4%)
Lançamentos: 4 certos e 17 errados (19%)
Assistências: nenhuma para gol e sete para finalizações
Dribles: 1 certo e nenhum errado (100%)
Desarmes: 9 certos e 1 errado (90%)

Bryan: 9 jogos na Série B (9 como titular)

Passes: 309 certos e 63 errados (83%)
Média de acerto: 34
Média de erro: 7
Finalizações: nenhuma certa e oito erradas (0%)
Cruzamentos: 14 certos e 14 errados (50%)
Lançamentos: 15 certos e 28 errados (34,8%)
Assistência: 1 para gol e 7 para finalizações
Dribles: 7 certos e nenhum errado (70%)
Desarmes: 20 certos e 6 errados (76,9%)

Tags: serieb interiormg futnacional Xavier Bryan América Coelho