None

AMÉRICA

Série B: próximo adversário do América amarga jejum de 19 partidas e pior campanha em casa

ABC não vence desde 11 de julho e caminha a passos largos rumo à Série C de 2016

postado em 13/10/2015 13:30 / atualizado em 12/10/2015 23:01

ABC/Divulgação
Chega a ser inimaginável uma equipe ficar quase 20 partidas sem vencer na Série B. Pior ainda é saber que esse mesmo time jogou 15 vezes como mandante e ainda não triunfou (nove empates e seis derrotas). Difícil de acreditar, certo?! O ABC, porém, conseguiu tudo isso. Próximo adversário do América no campeonato, o clube potiguar amarga jejum de 19 jogos e está longe de deixar a zona de rebaixamento: ocupa a 18ª posição, com 24 pontos, 10 a menos que o Macaé, primeira agremiação fora do Z-4.

As quatro vitórias do ABC ocorreram fora do Rio Grande do Norte: Criciúma, 2 a 0 (2ª rodada); Santa Cruz, 1 a 0 (4ª rodada); CRB, 1 a 0 (6ª rodada); e Atlético-GO, 2 a 1 (10ª rodada). A sequência de tropeços foi iniciada diante do próprio América, em 11 de julho, quando a equipe alvinegra perdeu por 2 a 1, no Independência. Depois, mais oito empates e 10 derrotas.

Roberto Fonseca, Josué Teixeira, Gilmar Dal Pozzo, Toninho Cecílio, Ademir Fesan e Hélio dos Anjos: seis treinadores foram demitidos pelo ABC em 2015. Sérgio China, ex-comandante do Salgueiro, chega com a missão de promover um milagre. Para livrar a equipe da Terceirona, ele precisa vencer sete dos oito confrontos restantes, algo bastante improvável se considerar o péssimo aproveitamento de 26%.

De acordo com os sites Chance de Gol, Departamento de Matemática da UFMG e Infobola, o ABC tem 99% de probabilidade de descer de divisão.

Do outro lado está o América, terceiro colocado, com 51 pontos, e há quatro partidas invicto (três vitórias e um empate). Os jogadores alviverdes se solidarizam com a situação do oponente, mas torcem por uma recuperação somente depois da 31ª rodada.

“Assisto alguns jogos da Série B. Certa vez estava acompanhando um jogo do ABC contra o Criciúma. O ABC abriu 2 a 0, pressionou muito, mas acabou levando o empate no fim. É complicado, a gente entende o que os atletas estão passando. Eu, que joguei pelo ABC e sou do Rio Grande do Norte, torço para que eles fiquem na Segunda Divisão. Mas que a reação venha apenas depois do jogo contra o América. Temos o nosso objetivo de subir e precisamos ganhar”, diz o zagueiro Alison.

“É a última chance deles. Se perderem mais dois, estão rebaixados, eu acho. A pressão é grande. Mas a gente não tem que preocupar com eles, e sim com nossos problemas. Nossa missão é vencer o jogo para continuar no G-4 e ficar mais perto de subir”, conclui o armador Xavier.

Dispensas

O clima no ABC não é dos melhores. Nessa segunda-feira, a diretoria potiguar deu início a um desmanche no grupo e confirmou as dispensas do zagueiro Mael, do volante Dedé, dos armadores Cleyton, Edno e Wellington Bruno e do atacante Rafael Oliveira. Quem também deve sair é o volante Michel Benhami. Antes, já haviam rescindido com a equipe nordestina o zagueiro Leonardo Luiz e o lateral-esquerdo Rodrigo Biro.

Tags: abc coelho américa abcrn futnacional serieb interiormg