None

COPA DO BRASIL

Rival do Atlético na Copa do Brasil, Paraná se destaca pelo desempenho defensivo

Equipe treinada por Wagner Lopes não sofreu gols em 18 dos 25 jogos no ano

postado em 23/05/2017 17:00 / atualizado em 23/05/2017 19:03

Divulgação / Paraná

O Atlético fará sua estreia na Copa do Brasil diante do Paraná, nesta quarta-feira, às 21h45, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pelas oitavas de final da competição. O adversário do Galo tem se destacado nesta temporada pelo bom desempenho defensivo. O último gol sofrido pelo clube paranaense foi há quase dois meses.

O Paraná vem fazendo uma boa campanha neste primeiro semestre. Apesar de ter sido eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense, o time está nas quartas da Primeira Liga, chegou à fase nobre da Copa do Brasil, além de ter começado bem a Série B do Brasileiro. Esse bom início de ano se dá, principalmente, pela consistência defensiva. O Paraná não sofreu gols em 18 dos 25 jogos que fez em 2017. Ao todo, os adversários balançaram as redes paranistas apenas nove vezes nesta temporada.

Curiosamente, o Londrina foi o grande vilão do Paraná este ano, com dois gols marcados nas duas vezes em que enfrentou o time da capital: 2 a 1 na Primeira Liga e 2 a 2 no Estadual.

Por torneio

No Paranaense, o Tricolor terminou na liderança da primeira fase. Em 11 jogos, o time somou nove vitórias, um empate e uma derrota, chegando aos 28 pontos – oito a mais do que o vice-líder Coritiba. Nas quartas de final, no entanto, o Tricolor enfrentou Atlético-PR e acabou eliminado com um empate em 0 a 0 no jogo de ida e uma derrota por 1 a 0 no duelo de volta. A equipe sofreu apenas seis gols em 13 partidas no Estadual.

Na fase de grupos da Primeira Liga, o Paraná conquistou quatro pontos em três jogos e se classificou às quartas de final com a segunda posição do Grupo D, tendo sofrido gols apenas na derrota para o Londrina, por 2 a 1.

Por sua vez, na Série B, a equipe paranaense está na terceira colocação. Em três jogos, o Paraná conquistou uma vitória e dois empates, chegando aos cinco pontos. Até então, o time enfrentou ABC-RN  (0 x 0), Paysandu (0 x 0) e Goiás (2 x 0), e ainda não sofreu gols.

Mas, neste início de temporada, a campanha de maior destaque do time paranaense tem sido na Copa do Brasil. Até chegar às oitavas de final para enfrentar o Atlético, o Paraná eliminou São Bento-SP, Bahia, ASA e Vitória. Em seis jogos, a defesa paranista sofreu apenas um gol, e foi na estreia, contra o São Bento, em Sorocaba. Até aqui, a equipe soma duas vitórias e quatro empates na competição.

Invencibilidade

Atualmente, o Paraná está invicto há sete jogos, sem ter a defesa vazada no período. O último gol sofrido coincide com o último revés, diante do Atlético-PR, por 1 a 0, em 2 de abril, pela volta das quartas de final do Estadual. Desde então, foram cinco empates por 0 a 0 e duas vitórias por 2 a 0 - uma sobre o Vitória, na Copa do Brasil, e uma sobre o Goiás, pela Série B.

Divulgação / Paraná

Apesar do bom desempenho defensivo na temporada, o principal destaque da equipe do técnico Cristian de Souza é o meia Renatinho, de 25 anos. O camisa 10 já marcou um gol nesta Copa do Brasil, um na Primeira Liga, um na Série B e foi o principal artilheiro do Paraná no Estadual, com cinco gols marcados.

Expectativa de casa cheia

O Paraná decidiu mandar a partida contra o Galo no Couto Pereira, de propriedade do Coritiba, pela capacidade superior à Vila Capanema: 40.502 espectadores contra 20.083. De acordo com a diretoria, a decisão foi tomada pelo fato de o duelo da Copa do Brasil ser a mais importante da história recente do clube paranista. Na única vez em que o Tricolor jogou na casa do Coxa, este ano, saiu derrotado por 1 a 0 pelo rival.

*estagiário sob supervisão do editor Bruno Furtado

Tags: paranaclubepr paranapr interiormg seriea serieb futnacional copadobrasil