None

Novo Independência

Ministério Público cobrará melhorias na visibilidade de setores do Independência

Posição e modelo de guarda-corpos instalados prejudicam visão de seis mil espectadores

postado em 26/01/2012 19:22 / atualizado em 26/01/2012 19:25

Renato Weil/EM/D. A Press


O governo de Minas Gerais, responsável pela construção do novo Estádio Independência, deverá ser cobrado pelo Ministério Público Estadual por conta do problema de visibilidade na arquibancada superior do estádio, que afetará seis mil espectadores, 24% da capacidade total (25 mil).

Na quarta-feira, o próprio secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais (Secopa), Sérgio Barroso, admitiu que a visão do torcedor em seis mil assentos do estádio está prejudicada. Isso se dá pelo modelo e posição de guarda-corpos instalados na arquibancada superior. Além de barras de aço, eles são cobertos com tela de arame.
TV Alterosa/reprodução


Nesta quinta-feira, o Superesportes ouviu o promotor de Justiça de defesa do consumidor Edson Antenor Lima Paula, do Ministério Público de Minas Gerais, sobre o assunto. Ele vai pedir, em caráter de urgência, um estudo técnico para o setor de engenharia do MP. Uma resposta será aguardada ainda para o mês de fevereiro. Uma vez constatados pontos cegos no Independência, o governo será orientado a fazer modificações.

“O papel do Ministério Público será cobrar do estado para que testes sejam feitos com alternativas para os guarda-corpos, com vidros ou grades quadriculadas, como são as do Engenhão, no Rio de Janeiro. Depois dos testes, é importante chegar em uma alternativa que alie segurança e visibilidade para que ocorra a troca. E o mais importante é estabelecer prazos para que sejam feitos os testes e a mudança”, afirma o promotor público.

Enquanto não há solução definitiva...

Para evitar que o torcedor seja legalmente lesado, os organizadores das partidas no novo Independência terão que informar os espectadores, tratados como consumidores, que os seis mil assentos das arquibancadas superiores apresentam condições ruins de visibilidade.

“Consumidor tem que ser informado de forma ostensiva sobre o produto que ele está adquirindo. Quando você compra um serviço, como o ingresso para o evento esportivo, se é para a arquibancada do anel superior, ele terá que ser informado que a visibilidade é reduzida. Na hora da compra, deveria constar no ingresso. Teria que ter um preço diferenciado em relação aos ingressos sem essa grade”, ressalta Edson Antenor.
Reprodução internet


“O torcedor não pode chegar lá sem essa informação da visibilidade reduzida e só perceber quando assentar no seu lugar”, complementou o promotor.

Segundo Edson Antenor Lima Paula, até mesmo a informação de qual é a visibilidade disponível nos assentos deveria constar nos ingressos.

Compromisso com o torcedor

A responsabilidade de avisar para torcedores que os seis mil lugares da arquibancada superior contam com visão apenas parcial caberá aos clubes, Federação Mineira (no caso do Estadual) e à administração do estádio, que será feita pelo consórcio vencedor de licitação em dezembro, Arena Independência (Ingresso Fácil e BWA Administração de Arenas).

Caso o Independência seja reinaugurado com o problema de visibilidade e o torcedor não seja informado, ele poderá fazer uma reclamação por ter sido lesado enquanto consumidor.

“O torcedor poderá entrar com uma ação para pedir restituição do valor do ingresso contra a federação ou clube, se não houver essa informação. Ou procurar o Procon para que administrativamente tente um acordo com os fornecedores, que são a Federação e o clube mandante”, explica o promotor do MPMG.
Reprodução Internet


Alternativas viáveis e mais simples

Segundo o secretário Sérgio Barroso, da Secopa, opções já estão sendo analisadas para que os atuais guarda-corpos sejam substituídos. Contudo, essas alternativas seriam “complexas e difíceis”. Desta forma, o Independência será reaberto com a sua atual configuração.

No entanto, o Superesportes buscou outros estádios em condições de inclinação de arquibancada semelhante ao Independência. Neles, guarda-corpos também estão presentes e não há registro de queixas de torcedores em relação à perda de visibilidade.

Em vez de guarda-corpos com gradil, presentes no Independência, os modelos vazados foram instalados em estádios como o Engenhão, no Rio de Janeiro, o La Bombonera, em Buenos Aires, o do Bessa, na cidade do Porto, o Westfalenstadion, em Dortmund (ALE), o Camp Nou, em Barcelona, e o Santiago Bernabeu, em Madrid, só para citar alguns exemplos.