None

Polêmica

Gradeamento poderá dar lugar a barras nos guarda-corpos do Independência

Segundo Corpo de Bombeiros, declividade da arquibancada exige guarda-corpo fechado

postado em 31/01/2012 14:35 / atualizado em 31/01/2012 14:39

Renato Weil/EM/D.A Press

Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais trabalham com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) a fim de buscarem uma solução para o problema de visibilidade da arquibancada superior do novo Independência. Guarda-corpos preenchidos com barras poderão ser escolhidos para substituírem o modelo gradeado, já instalado.

O Superesportes conversou com o Coronel Altamir Penido, comandante do Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, responsável por laudos de liberação dos estádios mineiros. “Vamos nos reunir com o Ministério Público e a Secopa para tentar uma solução. O guarda-corpo deve ser preenchido. Mas a opção pelo gradeamento foi do engenheiro responsável pela obra. Acredito que é até mais seguro. Mas nós aceitaríamos também outras opções, como barras longitudinais ou verticais”, explica.

A exigência técnica é de que uma esfera de 15 centímetros não consiga ultrapassar o preenchimento. Desta forma, como os guarda-corpos medem 1,1 metro, seriam necessárias sete barras longitudinais na parte central de segurança, caso esta seja a opção escolhida para a arquibancada superior do Independência. “Acreditamos que assim a visão fica facilitada para o torcedor”, afirma o Coronel Penido.

Modelo vazado é contra as normas

Reprodução/TV Alterosa
A opção de utilizar guarda-corpos sem preenchimento é descartada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “Existe uma declividade muito grande na arquibancada, já que foi um ângulo de inclinação de construção alto. Por isso são necessários os guarda-corpos mais seguros”, explica o Coronel Penido.

O ângulo é de 40º nas arquibancadas superiores. De acordo com a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ângulos acima de 37º pedem guarda-corpos preenchidos. Estádios onde os modelos são vazados têm arquibancadas construídas em ângulo não tão alto como o Independência, segundo o comandante dos Bombeiros. “Projetaram esse ângulo maior no Independência para que coubessem mais torcedores”, explica.

Coronel Penido defende a legislação de segurança dos Bombeiros do estado e garante que as normas não são mais rígidas do que em outros lugares do mundo. “Apenas nós e o Corpo de Bombeiros de São Paulo que temos uma Instrução Técnica específica para estádios de futebol, em todo o Brasil. E esse modelo seguiu normas internacionais”, afirma.

Altura dos degraus acima do permitido

O ângulo das arquibancadas superiores do estádio, no Horto, fez com que a distância entre um lance de arquibancada e outro seja de 1,02 metro. “A distância máxima permitida é de 55 centímetros”, afirma o Coronel Penido.

Contudo, um acordo prévio foi feito e uma análise de segurança constatou que os degraus poderiam ser superiores ao permitido. “Como forma de suprir isso, houve também o reforço do pedido do guarda-corpo de segurança no local”, explicou.

Dinheiro público

Na semana passada, a Secopa afirmou à reportagem, por meio de sua assessoria de comunicação, que não investiria mais dinheiro público para uma troca de guarda-corpos. O Independência vai ser entregue com o modelo gradeado e caberá à administração do estádio optar por algum tipo de modificação.

A empresa BWA será a responsável por administrar o Independência, já que venceu licitação pública em dezembro. No entanto, a BWA afirmou que não está autorizada para se manifestar sobre o assunto.

Os guarda-corpos poderiam também ser de vidro, laminado ou acrílico. Contudo, o governo mineiro concluiu que esta era uma opção muito cara para ser adotada.

O Independência, após novo atraso anunciado na semana passada, está marcado para ser reaberto para jogos na segunda quinzena de março.