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TORCIDAS

Estudo confirma que mineiros torcem mais para clubes locais que de outros estados

No estado, 63,4% das pessoas preferem torcer para clubes mineiros

postado em 20/03/2012 15:52 / atualizado em 20/03/2012 15:59

Minas Gerais é um estado continental, com quase 20 milhões de habitantes e com torcedores apaixonados não só pelos clubes locais, mas por de outros estados. Isso se deve principalmente às influências de São Paulo e Rio de Janeiro, dois dos seis estados que fazem divisa. Mas, ainda assim, Cruzeiro e Atlético, nessa ordem, são os clubes que despertam o maior interesse dos mineiros.

Um estudo da Pluri Consultoria, liderado pelo economista e especialista em gestão e marketing, Fernando Pinto Ferreira, mostra que 16,1 milhões de mineiros têm um clube do coração e apenas 3,5 milhões não apreciam o futebol. Dos apaixonados pelo esporte, 10,2 milhões (63,4%) preferem os clubes de Minas e 5,9 milhões (36,6%) são torcedores de agremiações de outros estados.



De acordo com o levantamento, Cruzeiro e Atlético teriam, juntos, 10 milhões de torcedores dentro de Minas Gerais. Sobrariam apenas 200 mil admiradores de outros clubes do estado. Seriam 5,8 milhões de cruzeirenses e 4,2 milhões de atleticanos no território mineiro.

Fora de Minas, o Cruzeiro teria mais 800 mil torcedores, alcançando, em todo o país, 6,6 milhões de seguidores. O Atlético, por sua vez, teria 400 mil seguidos fora do estado, atingindo 4,6 milhões de "adeptos".



No Brasil, o Cruzeiro aparece como a sétima maior torcida, atrás de Flamengo (29,2 mi), Corinthians (25,1 mi), São Paulo (16,2 mi), Palmeiras (12,3 mi), Vasco (8,8 mi) e Grêmio (6,7 mi). À frente do Atlético ainda estariam as torcidas de Internacional (5,8 mi) e Santos (5,3).



Torcida gaúcha é a mais “regional”

Enquanto em Minas 63,4% dos torcedores preferem os clubes locais, no Rio Grande do Sul esse número sobe para 97,2%. Rio de Janeiro (96%) e São Paulo (94,8%) vêm na sequência, na preferência pelos clubes do próprio estado. A maior rejeição para os clubes locais está em Santa Catarina (80,4%).



Esse estudo da Pluri Consultoria faz parte de uma pesquisa que mede o potencial de consumo das torcidas brasileiras. Nos próximos dias, a empresa divulgará a estimativa de renda de cada uma delas e o potencial de consumo das 30 maiores torcidas do país. Vários dos números levam em conta dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Fernando Pinto Ferreira, da Pluri, a pesquisa foi realizada em janeiro, com 10.545 pessoas de 144 cidades abrangendo todas as regiões do Brasil. Os participantes só puderam assinalar um clube de preferência.

”O cruzamento dos resultados apurados em nossa pesquisa com os dados do IBGE possibilitou chegarmos ao valor total da renda de cada torcida, o segundo passo para identificar qual o potencial de consumo de cada torcida”, explicou Fernando Pinto Ferreira.