None

FUTEBOL MINEIRO

Por um novo modelo de gestão

postado em 30/08/2014 11:00

Estado de Minas /

Atração à parte na montanhosa Itabirito, a 59 quilômetros de Belo Horizonte, o União espera contar com um novo modelo de gestão esportiva, em parceria com o ex-zagueiro Cléber e uma empresa de BH, para fazer receita e profissionalizar o departamento de futebol em cinco anos. Na noite do último dia 18, uma fria segunda-feira, torcedores lotaram o estadiozinho do clube no Centro da cidade para assistir à duas partidas da Taça BH: diante do Santa Cruz e Flamengo x Criciúma. Entre o público, moradores de Itabirito e operários do setor de mineração, principal atividade econômica local.

“Esse projeto (da base) existe há dois anos. Começamos com as escolinhas. Se conseguirmos apoio por meio da Lei de Incentivo Fiscal, queremos participar da Série C do Brasileiro”, diz o presidente do time, Carlos Viana, o Carlinhos.

A falta de dinheiro, porém, impediu que a equipe almejasse resultados além da base. Como receita, o União conta com o aluguel de lojas do estádio e da sede social, além de patrocinadores. Os jogadores não recebem salário fixo, mas, segundo o presidente, há um “agrado mensal”. Além da venda de pipoca ao som de forró e uma barraca de bebidas, a receita do estádio também vem de um supermercado que utiliza parte da área como estacionamento. “O União tem tradição. Telê Santana, Nilson e Silvestre jogaram aqui”, ratifica Carlos.

Para o gerente de futebol Clênio Silva, a cidade abraçou o novo projeto do União. “O maior problema da base é roubar jogador. O futebol é uma das almas de Itabirito.” (BF)