None

CAMPEONAGTO MINEIRO

Conheça a pacata cidade de Tombos, casa de um dos semifinalistas do Campeonato Mineiro

Município de menos de 10 mil habitantes ganha visibilidade com constante ascensão de agremiação esportiva. Grupo do Gavião-carcará se sente acolhido pela população

postado em 11/04/2015 08:00 / atualizado em 10/04/2015 16:52

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/04/10/6667/20150410164025588444o.JPG', 'id_content': 3082482L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/interior/2015/04/10/galeria_interior,6667/cidade-de-tombos-abraca-o-tombense-na-decisao-mineira.shtml', 'titulo_destaque': 'Cidade de Tombos abra\xe7a o Tombense na decis\xe3o mineira', 'samesite': True, 'id_pk': 6667L, 'id_conteudo': 3082482L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Cidade de Tombos abra\xe7a o Tombense na decis\xe3o mineira', 'id_treeapp': 224, 'descricao_destaque': 'Munic\xedpio tem menos de 10 mil habitantes e tem representante na semifinal', 'schema': 'foto_126510467054'}

Rafael Arruda

Enviado especial a Tombos

O pequeno e pacato município de Tombos, de menos de 10 mil habitantes, será palco do primeiro jogo de uma das semifinais do Campeonato Mineiro. Dono da casa, o Tombense, clube fundado em 1914 que se profissionalizou quase oito décadas depois, receberá a Caldense neste sábado, às 16h, e tentará chegar à inédita final do Estadual.

Para se ter ideia do tamanho de Tombos, o Estádio Almeidão, onde será realizado o jogo, comporta cerca de 3 mil torcedores, praticamente 30% da população local. Ruas estreitas e casas antigas constroem o perfil da cidade, cortada pelo Rio Carangola e a apenas cinco quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro. Os aproximados 284 km² de extensão territorial estão destinados mais à zona rural que ao centro urbano.

O perfil do tranquilo município da Zona da Mata, que já fora denominado Tombos do Carangola devido às quedas d’água da cachoeira do Rio Carangola, permite uma situação no mínimo curiosa: os jogadores do Tombense se deslocam a pé do local onde residem até o Almeidão.
Edésio Ferreira/EM/D. A Press


“São cinco minutos do hotel até aqui. Dá pra vir a pé. Às vezes nem há a necessidade de ter carro, só em alguma urgência de ir a banco, essas coisas, que fica um pouco longe”, diz o experiente Joilson, de 35 anos, que coleciona passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Cruzeiro, São Paulo, Botafogo e Grêmio.

Diante da pequena população, Joilson diz que é possível conhecer muita gente. “Estou aqui há um bom tempo. É gratificante ter o carinho deles. A gente sabe quem é o dono da locadora, o cara da padaria, enfim. Aqui é pequeno. Do dia a dia, conhecemos todo mundo”.

O Tombense foi abraçado por Tombos. Pela cidade, é possível ver bandeiras do clube espalhadas por janelas e prédios. Até a prefeitura mandou confeccionar uma faixa de gratidão em virtude da visibilidade do município proporcionada pela equipe, campeã do Módulo II de 2012, duas vezes semifinalista do Mineiro (2013 e 2015) e detentora do título da Série D do Brasileiro de 2014. A mensagem de apoio foi pendurada entre dois postes da rua de acesso à ponte que atravessa o Rio Carangola e abre caminho para o Estádio Almeidão.

Acostumado a trabalhar em clubes de cidades grandes, o técnico Júnior Lopes diz que já se adaptou à rotina do pequeno lugar que se assemelha a um vilarejo. “É bem diferente. A maior parte do elenco é de cidade grande. Eu sou do Rio de Janeiro. Mas é gostoso. É um povo acolhedor. Gosto desse tipo ambiente, pois as pessoas acabam virando espécies de familiares e ficam bem próximas da gente”, comenta o treinador.

Comparada às cidades dos outros semifinalistas do Campeonato Mineiro, a população em Tombos representa apenas um minúsculo percentual. Casa da Caldense, o município de Poços de Caldas tem aproximadamente 162 mil habitantes. Já Belo Horizonte, capital que abriga Cruzeiro e Atlético, conta com quase 2,5 milhões de pessoas.

Edésio Ferreira/EM/D. A Press

Tags: carangola rio poupulação mineiro semifinais caldense município tombos zona da mata