None

CAMPEONATO MINEIRO

Caldense confirma favoritismo e vai com moral para a grande decisão do Campeonato Mineiro

Tombense não conseguiu frear a Veterana, que tem vantagem para encarar o Galo

postado em 19/04/2015 20:16 / atualizado em 20/04/2015 10:29

Jornal Mantiqueira
Poços de Caldas está em festa. A cidade se mobilizou, a torcida deu show nas arquibancadas do Estádio Ronaldão e a Caldense bateu o Tombense por 2 a 0, na noite deste domingo. O resultado carimbou o passaporte da Veterana para enfrentar o Atlético na decisão do Campeonato Mineiro. As partidas da final estão marcadas para os dias 26/04 e 03/05. Por ter feito melhor campanha, o clube do interior tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Atual campeã da Série D do Campeonato Brasileiro, a equipe de Tombos volta suas atenções para a disputa da Série C. No dia 17/05, o Gavião-carcará estreia em casa contra o Tupi.

Pela tradição, o Atlético é favorito a conquistar o caneco. No entanto, os números da Caldense no Estadual são invejados até mesmo pelo Galo. O time de Poços chega à final como o único invicto da competição. Além disso, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Condé tem a melhor defesa do campeonato e não sofre gols há sete jogos. Campeã Mineira em 2002, no torneio que não contou com a presença dos clubes da capital, que disputavam a extinta Copa Sul-Minas, a Veterana quer surpreender os alvinegros.

Caldense domina na primeira etapa e amplia vantagem

O jogo começou brigado, com muita disputa no meio-campo, mas, aos poucos a Caldense foi dominando a partida. A primeira oportunidade de gol aconteceu aos 10 minutos. O artilheiro Luiz Eduardo recebeu na grande área, cortou o zagueiro e chutou à esquerda da trave do goleiro Darley, desperdiçando a chance de inaugurar o marcador. Os donos da casa começaram a impor um ritmo maior, e aos 17, estiveram muito perto de marcar. A defesa do Tombense falhou na marcação e Luiz Eduardo cabeceou para grande intervenção de Darley.

A Caldense era soberana na partida, e aos 23 minutos, a equipe de Tombos não conseguiu suportar a pressão. Após cobrança de escanteio, a zaga afastou, mas, na sobra, Rafael Estevam cruzou e Tiago Azulão desviou de cabeça para o fundo do gol: 1 a 0. Os visitantes tentavam responder com chutes de longe, mas nenhum que oferecesse perigo à meta de Rodrigo.

No fim do primeiro tempo, a Veterana ainda teve oportunidade para ampliar. Novamente Rafael Estevam cruzou da esquerda, a zaga afastou mal, e na sobra Nadson arriscou. A bola passou raspando o gol de Darley. O árbitro Emerson de Almeida Ferreira não deu acréscimos, e aos 45 minutos encerrou a etapa inicial, com ampla superioridade dos anfitriões.

Caldense mantém ritmo intenso e confirma vaga na decisão

Precisando vencer, o Tombense voltou com duas modificações para a segunda etapa. Os atacantes Rafael Pernão e Jean Silva saíram para as entradas de Luiz Fernando e Daniel Amorim. Já a Caldense, voltou com a mesma equipe que iniciou o jogo.

Apesar de jogar pelo empate, a Veterana não voltou recuada. No entanto, o Gavião-carcará deu um susto logo aos 3 minutos. Coutinho arrancou do meio-campo, fez fila pela defesa da Caldense, mas parou no goleiro Rodrigo, que saiu nos pés do jogador adversário. A resposta dos donos da casa foi rápida. Aos 5 minutos, Zambi invadiu a área, mas Darley fez boa defesa, salvando o time de Tombos.

A Caldense não abriu mão de atacar e estava perto de “matar” o jogo. Aos 13 minutos, a Veterana iniciou boa troca de passes, até encontrar o artilheiro Luiz Eduardo. O atacante recebeu livre na grande área e bateu na saída do goleiro para marcar o sétimo gol dele no Estadual: 2 a 0.

O Tombense precisava de uma reação heroica, mas a equipe não conseguia criar chances efetivas de gol. A Caldense passou a administrar o placar com gritos de “olé” da torcida. Aos 47, o árbitro ergueu os braços e encerrou a partida. Jogadores comemoraram a classificação para final.

CALDENSE 2 X 0 TOMBENSE

CALDENSE
Rodrigo; Jefferson Feijão (Andrezinho Feijão), Marcelinho, Paulão e Rafael Estevam; Serginho, Yuri, Tiago Azulão e Nadson; Zambi (Cristiano) e Luiz Eduardo (Ewerton Maradona)
Técnico: Leonardo Condé

TOMBENSE
Darley; Gedeílson, Heitor, Gustavo Carbonieri e Anderson; Coutinho, Mateus, Betinho e Joilson (André Gava); Rafael Pernão (Luiz Fernando) e Jean Silva (Daniel Amorim)
Técnico: Júnior Lopes

Gols: Tiago Azulão (23' 1ºT); Luiz Eduardo (13' 2ºT)
Motivo: jogo de volta da semifinal do Mineiro
Local: Estádio Dr. Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas
Data: domingo, 19 de abril de 2015, às 18h30
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (CBF/FMF) e Felipe Alan Costa Oliveira (CBF/FMF)
Cartão amarelo: Joilson/30' 1ºT, Mateus/11' 2ºT e Daniel Amorim/43' 2ºT
Público: 4.534
Renda: R$ 152.320,00

Tags: decisao estadual tombense interiormg caldense campeonato mineiro