None

CAMPEONATO MINEIRO

Surpresa do interior x tradição da capital: Caldense e Galo decidem o Mineiro 2015

Finalíssima do Estadual será neste domingo em Varginha. Veterana joga pelo empate

postado em 03/05/2015 07:30 / atualizado em 02/05/2015 19:55

Arte Quinho

De um lado, a surpresa. Do outro, a tradição. A partir das 16h deste domingo, 90 minutos separam Caldense e Atlético da conquista do Campeonato Mineiro. Apesar da melhor campanha, a Veterana não poderá tentar fazer história em seu estádio, o Ronaldão.

A decisão do Estadual será em Varginha, a 158 quilômetros de Poços de Caldas e a 311 de Belo Horizonte. Mandante da partida, a Caldense escolheu o Estádio Dilzon Melo, o Melão, porque o Ronaldão não tem a capacidade mínima exigida pelo regulamento.

O Campeonato Mineiro volta a ser decidido entre interior e capital depois de cinco anos. Em 2010, o Galo levou a melhor sobre o Ipatinga.

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
A Caldense busca o bicampeonato. Na conquista de 2002, a Veterana não enfrentou os grandes de Belo Horizonte, que disputaram apenas o Supercampeonato Mineiro. Já o Atlético é o maior vencedor do torneio, com 42 títulos.

A última vez que uma equipe do interior conquistou o Estadual em cima dos clubes da capital foi em 2005. O Ipatinga superou o Cruzeiro na final. A Raposa era treinada por Levir Culpi, hoje no Atlético.

Dona da melhor campanha na fase de classificação, invicta e sem levar gol há oito partidas, a Caldense, após o 0 a 0 no jogo de ida no Mineirão, joga por um empate para levantar a taça, uma realidade que surpreende até o técnico Leonardo Condé:

“A gente ficou um pouco surpreso sim. Nosso objetivo era bem modesto, era vaga para Série D do Brasileiro e, talvez, uma vaga na semifinal do Mineiro. Essa é a meta de quase todas as equipes do interior. Dentro da competição, a equipe foi adquirindo confiança, os resultados foram aparecendo”, analisa o jovem treinador.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
O Atlético, que divide atenções com a Copa Libertadores, não quer deixar escapar a taça. Levir pode conquistar o quinto Campeonato Mineiro, tornando-se recordista de títulos da competição. Ele só lamenta que o regional, para os grandes, não seja tão valorizado:

“É muito interessante começar o ano com título. Mas se perde o regional, ele é muito valorizado. Quando ganha, não tem a valorização necessária. Eu considero um título muito importante para se conquistar. Chegamos à final sem nunca estar na liderança do Mineiro. Ganhamos a condição de disputar o título vencendo do Cruzeiro. Se vencermos a Caldense, seremos os legítimos campeões. O título pode ficar bem nas mãos da Caldense, mas, se vencermos eles, nós ganhamos esse direito”, destaca Levir.

Privacidade nos ajustes finais


Tanto Caldense quanto Atlético fizeram treinos fechados visando à decisão. No Ninho do Periquito, em Poços de Caldas, Leonardo Condé fechou os portões para imprensa e torcida na atividade de sábado. Ele orientou um treinamento descontraído, com a presença dos familiares dos atletas. Em campo, Conde trabalhou jogadas de jogadas de linha de fundo, bola aérea e finalizações ofensivas e defensivas.

Na Cidade do Galo, Levir Culpi também não permitiu a presença da imprensa no treino de sexta, quando observou variações táticas na equipe. O técnico revelou que testou a dupla Lucas Pratto e Jô no ataque. Outra possibilidade é o meia Giovanni Augusto, que desistiu de ação na Justiça do Trabalho contra o clube. O Galo não terá o armador Guilherme na decisão. Ele foi vetado. Já o zagueiro Leonardo Silva e o lateral-direito Marcos Rocha estão recuperados de contusão e foram relacionados.

CALDENSE X ATLÉTICO

CALDENSE
Rodrigo; Jefferson Feijão, Paulão, Plínio e Rafael Estevam; Serginho, Yuri, Thiago Azulão e Nadson; Luiz Eduardo e Zambi.
Técnico: Leonardo Condé

ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dátolo e Luan; Carlos (Jô) e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi

Motivo:
Jogo de volta da decisão do Campeonato Mineiro
Estádio: Dilzon Melo (Melão), em Varginha-MG
Data e hora: domingo, 3 de maio, às 16h

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Janette Mara Arcanjo

Tags: atlético galo caldense atleticomg mineiro final varginha