None

FUTEBOL MINEIRO

Há 60 anos, TV Itacolomi transmitia jogo de futebol pela primeira vez, ao vivo, em Minas

Atacante do Siderúrgica, Michel cravou seu nome na história ao marcar primeiro gol

postado em 15/01/2016 11:00 / atualizado em 15/01/2016 09:42

Edesio Ferreira/EM/D.A Press

Há exatos 60 anos, era transmitido o primeiro jogo de futebol, ao vivo, em Minas Gerais. O feito foi da TV Itacolomi, que inauguraria, ali, uma tradição – a partir daquele 15 de janeiro de 1956, jogos de futebol passaram a ser uma grande atração para os telespectadores. O duelo foi disputado no Independência, com o Siderúrgica vencendo o Villa Nova por 2 a 1, num grande clássico da época. E coube a Michel Spadano, hoje com 86 anos, centroavante do time de Sabará, cravar seu nome na história como autor do primeiro gol transmitido por uma TV no estado.

Mas levar a partida para a telinha foi um grande desafio. Uma semana antes, houve uma tentativa, num amistoso entre Siderurgia e América, no Estádio da Praia do Ó, em Sabará. Michel lembra que uma parafernália chegou a ser montada: “Havia um grande caminhão, cheio de equipamentos. Eles colocaram uma antena, no alto do morro. Era fio por todo lado”. Mas não deu certo: o sinal não se mantinha, e a transmissão caía o tempo todo.
Reproducao Jornal Estado de Minas


Veio então a decisão de transferir Siderúrgica x Villa para Belo Horizonte, já que não haveria jogo na capital naquela data. “Na época, as pessoas comentavam sobre a transmissão, diziam que iriam nos ver ao vivo, jogando. Nós não, pois o que nos importava era jogar e vencer. No dia seguinte, repercussão foi pequena, pois não havia muitos televisores, principalmente em Sabará”, conta Michel.

O primeiro gol saiu logo aos dois minutos e meio de partida. O autor não se esquece: “O Omar caiu pela direita, passou pelo Canhotinho, lateral-esquerdo do Villa, e cruzou. Saltei no meio da zaga, entre o Siemens e o Anísio, e cabeceei, sem chances para Dick, o goleiro”. Aos 21min, Omar fez o segundo, num chute forte de fora da área. O Villa só descontaria aos 20min do segundo tempo, com Vaduca.

OUTROS TEMPOS

Era uma época em que os jogadores não viviam apenas do futebol. Michel, por exemplo, trabalhava na Belgo Mineira. “A maioria dos jogadores era funcionário da empresa. Para jogar, eu ganhava apenas um salário mínimo, assim como os outros. Mas tínhamos salário fixo, bom. Eu era técnico em química. A grande vantagem é que a gente era dispensado para treinar, de terça-feira a sexta, sempre pela manhã.”

Michel é o único remanescente daquele time do Siderúrgica. Desde 1986, ele preside a Associação dos Aposentados de Sabará. Foi na gestão dele que a entidade adquiriu sua sede, na antiga concentração do clube, com a ajuda da Belgo. Também foi com ele que a associação se modernizou – por exemplo, cada associado paga R$ 35 por mês e tem direito a assistência médica, dentária e fisioterápica. Michel é considerado uma personalidade de Sabará.

Por trás das câmeras
Diretor de TV: Barroca Marinho
Supervisão técnica: Adauto Machado
Chefe de Operações: Pedro Esteves
Controle de Câmera: Omar Cirilo
Câmeras: Dario Assunção e Carlos Sampaio
Eletricista: Antônio Dalsecco
Micro-ondas: José Domingos e Valdemar Gerzon
Narração: Cleto Filho
Comentários: Ulbiano Chaves e Benedito Adami

Ficha técnica
Siderúrgica 2 x 1 Villa Nova
Siderúrgica
Crush, Lilito e Raul; Paulo, Chiquito e Hélio; Baixinho, Russinho, Michel, Omar e Dirceu
Técnico: Tenente Amaro Corgozinho
Villa Nova
Dick, Siemens e Anísio; Barbatana, Tão e Canhotinho; Chiquinho, Guilherme, Vaduca, Ferreira e Elísio
Técnico: João Vermelho
Estádio: Independência
Gols: Michel 2 e Omar 21 do 1º; Vaduca 20 do 2º
Árbitro: Francisco Trindade
Pagantes: 13.234
Renda: CR$ 35.810

Tags: momentonahistoria futebol televisão tv futnacional cruzeiroec americamg atleticomg minas gerais primeira transmissão