None

CAMPEONATO BRASILEIRO

América e Atlético fazem clássico para reforçar luta por posições mais altas no Brasileirão

Colecionando más atuações, Coelho luta para sair da última posição no campeonato. O Galo, por sua vez, vem de duas vitórias seguidas e mira o G-4 da competição

postado em 25/06/2016 21:00 / atualizado em 26/06/2016 10:10

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press; Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Os torcedores de América e Atlético estão decepcionados com o desempenho de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro. Campeão Mineiro, o Coelho luta contra a Série B e já figura na zona de rebaixamento há algumas rodadas. O Galo, por sua vez, era apontado por muitos como candidato ao título e está apenas na 12ª colocação. Tanto um quanto outro precisam da vitória no clássico deste domingo, às 11, no Independência, para almejar posições mais altas na tabela da competição.

Na última rodada, os dois times viveram emoções inversas com a atuação das equipes. O América fez, talvez, sua pior exibição na temporada e foi presa fácil para o líder Palmeiras. Os comandados de Sérgio Vieira não se encontraram em campo e saíram derrotados por 2 a 0. O revés causou uma onda de reuniões e reviravoltas no Coelho. A diretoria, que já buscou dois novos reforços, foi até o CT Lanna Drumond cobrar e apoiar o time e o técnico.

Já no lado atleticano, as más atuações e derrotas parecem ter ficado para trás. Nas últimas duas rodadas, ambas em casa, o Galo venceu Ponte Preta e Corinthians e alcançou metade da meta estipulada pelo elenco. O time ainda pretende vencer os dois próximos compromissos, que serão em Belo Horizonte, contra América e Botafogo. O Alvinegro está a quatro pontos do G-4 e, com seis pontos e a combinação de resultados, pode sonhar com um lugar no topo da tabela.

Atlético

Por objetivos maiores, o técnico Marcelo Oliveira disse esperar que o Galo continue a sequência de bons resultados no campeonato. “É um processo de recuperação na verdade. Perdemos pontos preciosos, precisamos retomar o caminho das vitórias. Essas duas vitórias fortalecem muito. Além de ganhar, o time teve bom comportamento. Esperamos que seja assim no clássico e que a gente retome essa sequência de bons resultados. Existe mesmo essa oscilação no campeonato, que é muito longo. Nesse momento, o próximo jogo é o mais importante”, comentou o treinador alvinegro.

Para o comandante atleticano, além de buscar pontos perdidos no início da competição, o Atlético precisa mostrar sua força em grandes jogos, como fez frente ao Corinthians, na última rodada. “Um clube como Atlético já tem motivação natural. É candidato em todas as competições. É necessário jogar clássicos e vencer. Mas muito mais pela situação na tabela, o campeonato importante que é. Criamos sentimento importante e seria fundamental pontuar”, advertiu Marcelo Oliveira.

América

A ambição atleticana é somente uma das inúmeras preocupações de Sérgio Vieira. Em quatro jogos no comando da equipe, o treinador conseguiu somente uma vitória e saiu derrotado nas outras três vezes. O português quer que o time volte a ter o espírito vencedor que levou o clube ao título estadual e siga invicto contra o rival no ano – o Coelho tem uma vitória e três empates em quatro jogos contra o Galo em 2016.

“Minha preocupação está relacionada com a ambição que eles podem ter em mente. Que, esse ano, eles ainda não venceram o clássico, que perderam o Estadual para o América. Alguma motivação extra que possam ter. Mas motivação extra nós também vamos ter, que é conseguir os três pontos. Nossos jogadores sabem que todos os jogos têm características de uma final e têm que ser encarados como uma final, como um clássico”, apontou Sérgio Vieira, que admitiu fazer mudanças na equipe.

Uma alteração obrigatória que o treinador deverá fazer é a mudança na zaga. Com a suspensão de Artur, pelo terceiro cartão amarelo, Sérgio Vieira deve escolher entre Sueliton e Roger para substituir o defensor titular. Outra mudança possível é a entrada do atacante Victor Rangel no lugar do experiente Borges, ou até mesmo a presença dos dois nos 11 iniciais do Coelho. Nas últimas partidas o treinador chegou a colocar a equipe com três atacantes em algumas situações durante os 90 minutos.

“A gente tem algumas orientações em relação àquilo que queremos para que a equipe seja forte neste jogo. Naturalmente, pela sequência que alguns jogadores tem tido, pelo desgaste de vários jogos seguidos, viagens, a gente vai ter que fazer alterações. Também em termos estratégicos. O que posso garantir é que a equipe que entrar, vai com toda a ambição para conseguir conquistar os três pontos”, projetou o treinador americano.

AMÉRICA x ATLÉTICO

América
João Ricardo; Hélder, Sueliton, Adalberto e Danilo; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Eduardo (Alan Mineiro); Osman e Borges (Victor Rangel)
Técnico: Sérgio Vieira

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Cazares; Clayton, Fred e Robinho
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência – Belo Horizonte
Data: domingo, 26 de junho de 2016
Horário: 11h
Árbitro: Anderson Daronco (RS-FIFA)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP-FIFA) e Rodrigo Henrique Correa (RJ-FIFA)

Tags: americamg atleticomg coelho galo seriea clássico brasileiro