None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético marca no início, vence clássico com o América e cola no G4 do Campeonato Brasileiro

Galo sobe para a sétima posição e fica a dois pontos do Grêmio, quarto colocado

postado em 26/06/2016 12:58 / atualizado em 26/06/2016 20:39

Edesio Ferreira/EM/D. A Press
Em um clássico muito disputado, o Atlético levou a melhor sobre o América, venceu a terceira partida seguida no Campeonato Brasileiro – a primeira contra o rival na temporada – e se aproximou do G4 da competição. O Galo chegou aos 16 pontos e está a dois pontos do Grêmio, quinto colocado, e a três do Corinthians, quarto lugar. O Alvinegro aproveitou a vantagem no placar e fez um jogo consistente, segurando o adversário.

O América fez uma boa partida mas, mais uma vez, bobeou nos minutos iniciais e segue na última colocação do Brasileirão. Com a derrota, o Coelho permanece com oito pontos e apenas duas vitórias na competição. Com o fechamento da 11ª rodada, a equipe fica a quatro pontos do Sport, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Ao alviverde, fica a avaliação de uma apresentação muito melhor que a feita contra o Palmeiras, com maior posse de bola, diversas oportunidades criadas, soberania nas finalizações e atitude dos jogadores.

Na próxima rodada, o América tem outra pedreira pela frente. Jogando em casa mais uma vez, o Coelho recebe o Corinthians, às 21h45 da quarta-feira, para tentar de vez a recuperação no Brasileirão. Já o Atlético faz o último dos quatro jogos em sequência em Belo Horizonte. No Mineirão, o Galo recebe o Botafogo, às 21h da quinta-feira, em busca de uma vaga no G4 da competição.

O jogo

A primeira etapa começou com o que um clássico tem de melhor. Muita disposição dos jogadores, boas trocas de passes e chances de gol. Com menos de um minuto, Victor Rangel aproveitou cruzamento de Osman e, de peixinho, mandou a bola por cima do gol de Victor. Dois minutos depois, no entanto, o duelo mudaria de figura. Em vacilo de Sueliton, a bola sobrou para Clayton, que deu bom passe no meio da zaga para Robinho. O craque saiu cara a cara com João Ricardo e tocou no canto, sem chances para o camisa um americano. 0 a 1 Galo.

Após o gol, o Atlético recuou suas linhas e começou a esperar as ações do América. Precisando da vitória a qualquer custo e atrás no placar, o América retomou a iniciativa da partida. As mudanças de Sérgio Vieira fizeram efeito. Apesar do vacilo no gol atleticano, o Coelho esteve melhor na defesa, com mais segurança nas laterais (Jonas pela direita e o volante Ernandes pela esquerda). A equipe trabalha melhor as jogadas no meio campo e conseguiu segurar o jogo no campo adversário.

O Galo teve consistência na defesa e deu poucas chances ao Coelho dentro da área. Ao Alviverde, restava os chutes de fora da área. Em duas oportunidades, com Osman aos 16' e Alan Mineiro aos 41', Victor salvou a meta atleticana. O Alvinegro usou bem os contra-ataque e chegava rapidamente a intermediária adversária. No entanto, os jogadores erravam o último passe e o Atlético saiu para o intervalo com somente duas finalizações.

Autor do gol, Robinho advertiu o Galo sobre a mudança de postura após abrir o placar no Horto. “A gente recuou demais. Até sair o gol, estávamos marcando mais em cima e tendo posse de bola. Recuou um pouquinho, não pode. Claro que manter a intensidade desde o começo do jogo é difícil, mas Campeonato Brasileiro é assim. Não tem como reclamar. Temos que manter a pegada para o segundo tempo e , se Deus quiser, tentar sair com os três pontos”, avaliou o craque na saída para o vestiário.

Segundo tempo

A etapa final começou da mesma forma como terminou os 45 minutos iniciais. O América continuou com mais posse de bola e mais compactação entre as linhas. Aos 23', o Coelho já tinha finalizado 14 vezes, contra apenas 4 do Galo, que aproveitava as roubadas de bola e passes errados do adversário para construir seus ataques.

Vendo o time acuado no segundo tempo, o técnico Marcelo Oliveira faz duas modificações no time. Entraram Dátolo e Patric nas vagas de Clayton e Robinho, visivelmente cansados. As alterações deram mais presença no Galo no meio-campo, mas isolou Fred no ataque.

Aos 30', foi a vez de Sérgio Vieira mudar duas peças e colocar a equipe mais adiantada. O treinador americano tirou Leandro Guerreiro e Alan Mineiro para a entrada de Juninho e Borges. Logo após as entradas o Atlético teve a chance de ampliar em ótima jogada de Cazares, pela direita do ataque alvinegro. O meia equatoriano cruzou e Fred, livre bateu de primeira. João Ricardo fez linda defesa, no contrapé e a bola ainda beijou a trave.

O segundo tempo ficou marcado pela luta do América, que tentava a vitória de todas as formas. O Atlético soube segurar a partida e o resultado, construído com apenas três minutos de jogo.

Ânimos exaltados ao fim da partida

Quando o árbitro apitou o fim da partida, o atacante Borges, do América, e o zagueiro Leonardo Silva, do Atlético, discutiram fortemente e precisaram ser separados por outros jogadores. Mesmo com o término do jogo, o capitão atleticano E o centroavante americano foram punidos com o cartão amarelo.

AMÉRICA 0 x 1 ATLÉTICO


América
João Ricardo; Jonas, Sueliton, Adalberto e Ernandes; Leandro Guerreiro (Juninho, aos 28' do 2ºT), Claudinei, Danilo (Tiago Luís, aos 36' do 2ºT) e Alan Mineiro (Borges, aos 28' do 2ºT); Osman e Victor Rangel
Técnico: Sérgio Vieira


Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Cazares ; Clayton (Dátolo, aos 12 do 2ºT), Fred (Eduardo, aos 47' do 2ºT) e Robinho (Patric, aos 12 do 2ºT)
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo:
11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência – Belo Horizonte
Data: domingo, 26 de junho de 2016
Árbitro: Anderson Daronco (RS-FIFA)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP-FIFA) e Rodrigo Henrique Correa (RJ-FIFA)
Cartões amarelos: Clayton, Marcos Rocha e Leonardo Silva (Atlético); Danilo, Adalberto e Broges (América)

GOL: Robinho, aos 3' do 1ºT (Atlético)

Público: 9.516 pagantes
Renda: R$ 231.040,00

 

 

 

Tags: americamg atleticomg coelho galo clássico seirea