None

FUTEBOL MINEIRO

Com Galo e Raposa vivos na Copa BR, futebol mineiro mantém alto nível há cinco anos

Desde 2012, mineiros fazem, de forma seguida, campanhas de destaque

postado em 20/10/2016 12:20 / atualizado em 20/10/2016 13:09

EM DA PRESS
Atlético e Cruzeiro são potências desde que o futebol brasileiro ganhou contornos nacionais. São muitas as glórias que a dupla trouxe para os mineiros. Desta vez, os rivais estão na semifinal da Copa do Brasil, comprovando a boa fase do esporte no estado, que figura entre os primeiros a nível nacional desde 2012 de forma consecutiva.

É bem verdade que durante este período Galo e Raposa alternaram bons e maus momentos. Mas ao menos um deles esteve brigando na ponta em um grande torneio, elevando o nome de Minas Gerais.

Em 2012, o Atlético disputou com o Fluminense o título do Campeonato Brasileiro até as últimas rodadas. O Galo era comandado em campo por Ronaldinho Gaúcho, que conseguiu recuperar seu futebol em terras mineiras. No fim, contudo, o título acabou no Rio de Janeiro. O Alvinegro ficou na segunda posição.

O brilho do Cruzeiro veio no ano seguinte. Em 2013, o time celeste conquistou o Brasileiro com uma campanha surpreendente, deixando o vice-campeão, Grêmio, a 11 pontos de diferença. Everton Ribeiro e Ricardo Goulart comandaram o time.

Se a Raposa foi imbatível nacionalmente, o Galo fez bonito e conquistou a América pela primeira vez. O time de Cuca fez uma campanha histórica, com direito a jogos emocionantes decididos nas disputas de pênaltis. Um título que o atleticano jamais esquecerá. No Mundial, o Atlético não foi bem e caiu para o Raja na semifinal.

Em 2014, Cruzeiro e Atlético pintaram o Brasil de azul e preto. A Raposa conquistou o tetracampeonato brasileiro. Mais uma vez, um chocolate na concorrência: 10 pontos de diferença para o São Paulo, vice-campeão.

Na Copa do Brasil, a decisão foi mineira, como pode voltar a ocorrer neste ano novamente. O Atlético venceu os dois jogos (2 a 1 e 1 a 0). Outra trajetória emocionante: o Galo precisou de viradas incríveis contra Corinthians e Flamengo, nas quartas de final e na semifinal, respectivamente.

No ano passado, o Atlético ficou na segunda posição do Brasileiro. O Corinthians foi o campeão.

TEMPORADA DE ALTOS E BAIXOS

Para Atlético e Cruzeiro, a temporada 2016 não tem sido brilhante.

O Galo perdeu a final do Mineiro para o América e foi eliminado nas quartas de final da Copa Libertadores para o São Paulo. Trocou de treinador durante a temporada - saiu o uruguaio Diego Aguirre e chegou Marcelo Oliveira - e ainda tenta encontrar um futebol mais convincente. No Brasileiro, está na terceira posição, distante oito pontos do líder Palmeiras, com sete rodadas para o fim.

Por sua vez, a temporada começou muito mal para o Cruzeiro. A Raposa não chegou à final do Campeonato Mineiro pelo segundo ano seguido e ainda luta para afastar o risco de queda no Campeonato Brasileiro. A Raposa está na 13ª posição, com 38 pontos, três do Vitória, primeiro clube no Z-4.

Tags: destaque cruzeiroec atleticomg futebol mineiro