None

REDES SOCIAIS

Ibope atualiza ranking dos clubes brasileiros nas redes sociais; mineiros no Top 10

Cruzeiro é o nono em número de fãs, seguido pelo rival Atlético

postado em 16/02/2017 21:18 / atualizado em 16/02/2017 21:32


Mensalmente, o Ibope atualiza o ranking dos clubes brasileiros nas redes sociais, somando números de seguidores e curtidas nos perfis oficiais das plataformas Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. O Corinthians lidera a lista, acompanhado de perto pelo Flamengo. O Cruzeiro é o nono, com 4.749.153 fãs, seguido pelo rival Atlético, com 4.620.663.

O Flamengo começa 2017 consolidado na liderança no Instagram entre os clubes nacionais, alcançando a marca de 1,75 milhão de seguidores. O clube carioca assumiu a ponta em janeiro. Analisando o crescimento nos últimos seis meses, o clube também se destaca com crescimento expressivo em sua base de fãs nas quatro principais redes: Facebook (2%), Twitter (8,8%), Instagram (13%) e YouTube (35,7%). Completam o top 5 das maiores contas de Instagram de clubes: Corinthians (1,72 milhão), São Paulo (1,1 milhão), Chapecoense (996 mil) e Palmeiras (676 mil). O Cruzeiro é o oitavo (417.800) e o Atlético, o nono (400.920).

Cerca de três meses após a tragédia na Colômbia, a Chapecoense continua crescendo acima da média dos maiores clubes brasileiros no Facebook. Caso os percentuais de crescimento dos maiores clubes se mantenham, a Chape poderá ser, já no próximo mês, a quarta maior página entre os clubes do país. O time de Chapecó acumulou um crescimento de mais de 6% em janeiro em relação a dezembro de 2016 e 1,5% em fevereiro de 2017.

Nos últimos seis meses, o Palmeiras registrou seu maior crescimento em sua página oficial no Facebook em dezembro de 2016, devido à comemoração do título nacional. Na ocasião, a página registrou crescimento de 2,3% em comparação a novembro, com um acréscimo de cerca de 90 mil novos likes. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, o crescimento mensal da sua página no Facebook se manteve em 0,3%, níveis inferiores aos registrados nos meses de setembro (0,5%), outubro (0,6%) e novembro (0,8%) de 2016.

No Facebook, o Cruzeiro ocupa o oitavo lugar no ranking, com 2.776.301 likes, contra 2.604.823 do Atlético, o décimo.

Palmeiras, Santos e São Paulo ostentam as maiores contas no YouTube, com 514 mil, 440 mil e 397 mil inscritos, respectivamente. Na plataforma de vídeos, o Cruzeiro é o 11º, com 30.756 inscritos. Por sua vez, o Atlético não divulga os números de seu canal, segundo o Ibope.

A melhor posição do Atlético é no Twitter. O clube é o sétimo, com 1.614.920 seguidores, seguido pelo Cruzeiro, com 1.524.296.

“O crescente aumento de inscritos nas plataformas digitais dos clubes é uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade do clube e de seus parceiros, possibilitando a criação de novos negócios e propriedades para patrocínios. No entanto, é fundamental trabalhar esta base de fãs com eficiência, com a geração de conteúdo de qualidade, ações de ativação próprias e dos parceiros comerciais do clube. É preciso considerar a relevância do futebol como excelente plataforma de mídia para alcançar os diferentes objetivos estratégicos dos patrocinadores”, destaca José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, responsável pelo levantamento dos dados.

MINEIROS NAS REDES:


Instagram
Cruzeiro - 417.800 (8º)
Atlético - 400.920 (9º)

Twitter
Atlético - 1.614.920 (7º)
Cruzeiro - 1.524.296 (8º)

Facebook
Cruzeiro - 2.776.301 (8º)
Atlético - 2.604.823 (10º)

YouTube

Cruzeiro - 30.756 (11º)
Atlético - clube não divulga inscritos no canal

Tags: cruzeiroec atleticomg flamengorj fluminenserj vascorj botafogorj saopaulosp santossp corinthianssp palmeirassp gremiors internacionalrs seriea torcidas redes facebook instagram twitter youtube