None

CAMPEONATO MINEIRO

Com gol de Sobis, Cruzeiro vence América e assume liderança provisória do Mineiro

Camisa 7 converteu cobrança no primeiro tempo e garantiu triunfo à Raposa

postado em 12/03/2017 17:56 / atualizado em 12/03/2017 18:19

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

O atacante Rafael Sobis foi o grande responsável pela vitória do Cruzeiro sobre o América, neste domingo, no Independência, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Aos 16min do primeiro tempo, o camisa 7 converteu a cobrança de pênalti sofrida por ele mesmo e garantiu o resultado que colocou o clube celeste na primeira posição provisória do Estadual, agora com 19 pontos. Já o Coelho, que até melhorou no segundo tempo e exigiu grandes defesas do goleiro Rafael, caiu do terceiro para o quarto lugar, com 11 pontos.

Agora, o Cruzeiro terá de secar o Atlético, que enfrentará o Tupi nesta segunda-feira, às 20h, também no Independência. Basta um empate do arquirrival, que soma 18 pontos, para que os celestes continuem em primeiro.

Na quarta-feira, às 21h45, os comandados de Mano Menezes focam no duelo com o Murici-AL, no Mineirão, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Em seguida, haverá o duelo com o Tombense, domingo, às 16h, no Gigante da Pampulha, pelo Mineiro.

O América, por sua vez, visitará o xará de Teófilo Otoni no próximo domingo, às 18h30, no Estádio Nassri Mattar, pela oitava rodada do Estadual.

O jogo

Tarde ensolarada, cadeiras cheias, muita festa e clima de tranquilidade. O cenário para América x Cruzeiro foi positivo para um grande clássico. Em jogo estavam o objetivo do Coelho de permanecer no G4 e o desejo da Raposa de assumir a liderança do Campeonato Mineiro, ainda que de maneira provisória. O técnico Enderson Moreira mostrou cautela e optou por esquema defensivo, com linha de três zagueiros e dois volantes. Já Mano Menezes priorizou o controle da posse de bola.

Com a redonda nos pés, o Cruzeiro foi incisivo nos primeiros minutos, quando chegou a ter 83% de posse. Por duas vezes, Diogo Barbosa avançou em direção à linha de fundo e cruzou rasteiro, mas Robinho e Rafael Sobis não alcançaram a bola. Aos 11min, em lançamento na grande área, Manoel cabeceou para baixo, a bola quicou à frente de João Ricardo e passou por cima.

Aos 16min, Arrascaeta puxou contra-ataque e foi impedido de prosseguir na jogada por Messias, que chegou de carrinho e cortou para a linha lateral. Mas o uruguaio demonstrou muita esperteza ao pegar a bola e cobrar rapidamente para a grande área. Atento, Rafael Sobis se posicionou perto de João Ricardo e recebeu a assistência. E acabou empurrado por Renato Justi, atrasado no lance. Pênalti. Na cobrança, Sobis bateu no canto esquerdo, e João Ricardo escolheu o outro lado: Cruzeiro 1 a 0.

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press


Somente a partir do momento em que o rival balançou a rede é que o América resolveu ir ao ataque.   Contudo, como estava com um meio-campista a menos em função dos três zagueiros, o time não produzia de maneira qualificada. Os lances de perigo aconteciam somente nas bolas paradas, como aos 27min, em cobrança de falta de Gérson Magrão. Rafael mergulhou de ponta e deu uma espécie de “manchete” (jogada de voleibol) para salvar o Cruzeiro.

Aos 39min, Thiago Neves poderia ter feito o segundo gol do Cruzeiro, mas tentou ajeitar o corpo para finalizar e chutou em cima de João Ricardo, que facilitou o corte do zagueiro Rafael Lima. Foi o último lance importante do primeiro tempo.

Na etapa complementar, tanto América quanto Cruzeiro voltaram com as mesmas formações. E o Coelho, em desvantagem, pressionou para tentar o empate. Eis que apareceu a estrela do goleiro Rafael. Aos 17min, ele esticou o braço esquerdo e defendeu a bola bem cabeceada por Renan Oliveira. Dois minutos depois, o camisa 12 cruzeirense espalmou para cima a pancada de fora da área do atacante Hugo Almeida.

No decorrer do jogo, Enderson Moreira apostou nas entradas de Marion, Alex Silva e Rubens, enquanto Mano Menezes mandou a campo Alisson, Rafinha e Ramón Ábila. Melhor para o time celeste, que, apesar de não ter assustado o goleiro João Ricardo, segurou o placar e alcançou o primeiro lugar provisório no Estadual.

AMÉRICA 0X1 CRUZEIRO

AMÉRICA
João Ricardo; Rafael Lima, Messias (Alex Silva, aos 38min do 2ºT) e Renato Justi; Auro, Juninho (Rubens, aos 43min do 2ºT), Gustavo Blanco, Gérson Magrão e Pará (Marion, aos 30min do 2ºT); Renan Oliveira e Hugo Almeida
Técnico: Enderson Moreira

CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Leo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Thiago Neves (Alisson, aos 20min do 2ºT); Arrascaeta (Rafinha, aos 35min do 2ºT) e Rafael Sobis (Ramón Ábila, aos 38min do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes

Gol: Rafael Sobis, aos 16min do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: Rafael Lima, aos 15min do 1ºT. Gerson Magrão, aos 40min, e Hugo Almeida, aos 42min do 2ºT (AME); Thiago Neves, aos 25min do 1ºT. Ezequiel, aos 45min do 2ºT (CRU)
Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Data: domingo, 12 de março de 2017
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza
Pagantes: 13.834
Renda: 167.774,00



Tags: independência cruzeiro américa coelho raposa clássico futnacional cruzeiroec americamg