None

CAMPEONATO MINEIRO

Dupla Thiago Neves e Arrascaeta funciona, e Cruzeiro vence Atlético no clássico: 2 a 1

Com passe do uruguaio, camisa 30 abriu placar na etapa inicial e retribuiu a gentileza no 2º tempo. Galo, que teve Fred expulso, diminuiu no fim do jogo

postado em 01/04/2017 17:55 / atualizado em 01/04/2017 22:31

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press e Ramon Lisboa EM D.A Press

Em tarde de sintonia entre os meias Thiago Neves e Arrascaeta, o Cruzeiro venceu o Atlético por 2 a 1 no clássico deste sábado, no Mineirão, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Com assistência do uruguaio, o camisa 30 abriu o placar logo no primeiro minuto, com direito a falha do goleiro atleticano Giovanni. Aos 13min do segundo tempo, Thiago retribuiu a gentileza e colocou Arrascaeta à frente da meta alvinegra para fazer o segundo gol cruzeirense. Aos 42min, Elias descontou para o Galo, que teve Fred expulso com 25 minutos de partida e não conseguiu estender a reação.

O resultado devolve a confiança à equipe de Mano Menezes, que vinha de dois empates consecutivos na competição e precisava de bom resultado para a sequência da temporada. Apesar de não ter como encerrar a fase classificatória na liderança - é o segundo colocado, com 24 pontos -, o time celeste ganha força para as "decisões" que terá em abril. Além do mata-mata do Estadual, a Raposa disputará a Copa Sul-Americana, contra o Nacional do Paraguai; e a Copa do Brasil, frente ao São Paulo.

O Atlético, por sua vez, perdeu os 100% de aproveitamento no torneio - é o primeiro colocado, com 27 pontos em 30 possíveis - e permitiu ao Cruzeiro ampliar para sete o número de clássicos sem derrota. São cinco triunfos cruzeirenses e dois empates. A última vitória atleticana ocorreu há quase dois anos, em 19 de abril de 2015.

Na próxima terça-feira, às 21h45, no Mineirão, o Cruzeiro jogará pela Copa Sul-Americana diante do Nacional, no duelo de ida da primeira fase. O Galo descansará no meio da semana e só entrará em campo no domingo, às 16h, contra a Caldense, em Poços de Caldas, pela rodada de encerramento da primeira fase do Mineiro.

O jogo

A partida valia pouco em termos de tabela de classificação, pois o Cruzeiro já não poderia tomar a liderança do Atlético. Mas a rivalidade de quase 500 jogos e outras circunstâncias estavam em questão. O time celeste defendia invencibilidade de seis clássicos (quatro vitórias e dois empates) e sequência de 17 partidas sem perder na temporada 2017. Já o alvinegro queria manter os 100% de aproveitamento no Estadual, além de derrubar o tabu diante do arquirrival, vitorioso no duelo de 1º de fevereiro pelo Grupo C da Primeira Liga.

Ao divulgar a escalação cruzeirense, Mano Menezes promoveu a entrada de Rafinha no lugar de Alisson, que sofreu edema leve na coxa direita. A justificativa do comandante estrelado na escolha pelo meia era a manutenção do padrão de jogo da equipe. No lado alvinegro, Roger Machado confirmou o retorno do veterano Leonardo Silva, recuperado de dores no joelho esquerdo.

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press

O Atlético soltou a bola. E trocou passes por 37 segundos. Não criou situação de perigo. O Cruzeiro, por sua vez, foi com tudo ao ataque no primeiro minuto do clássico. Em jogada iniciada pelo lateral-esquerdo Diogo Barbosa, Arrascaeta encontrou Thiago Neves na entrada da meia-lua. O camisa 30, que é canhoto, bateu de pé direito, sem tanta força. Giovanni deixou a bola passar por debaixo dos braços e falhou feio. E a torcida celeste cantou alto no Mineirão: 1 a 0. Em sua oitava partida pela Raposa, Thiago Neves anotou o primeiro tento.

A resposta atleticana foi rápida. Aos 8min, o venezuelano Otero, grande especialista em cobranças de falta, soltou a bomba de média distância. A redonda passou pela barreira, mas não por Rafael, que a defendeu em dois tempos.

A partir daquele momento, o jogo ficou mais estudado. Ao mesmo tempo em que tinha a posse da bola, o Atlético esbarrava na boa marcação do Cruzeiro, que, com a vantagem em mãos, propunha-se a explorar a velocidade de Rafinha e Arrascaeta.
Ramon Lisboa/EM/EM/D. A Press

A situação do Galo ficou mais complicada aos 25min. Em disputa de bola na grande área, o atacante Fred deu soco no rosto do zagueiro Manoel e foi expulso pelo árbitro Igor Junio Benevenutto. O Cruzeiro, que já mostrava tranquilidade, aproveitou-se da superioridade em número de atletas e quase marcou o segundo gol com Rafinha. A conclusão de fora da área do camisa 70 resvalou no travessão. Aos 39min foi a vez de Thiago Neves bater de longe, por cima da meta.

Preocupado com a falta de uma referência no ataque, o técnico Roger Machado colocou Luan no lugar do apagado Cazares aos 41min da etapa inicial. O Atlético melhorou um pouco, porém não fez o suficiente para tentar ao menos um empate nos últimos instantes da primeira parte.
Ramon Lisboa/EM/D. A Press

Apesar de ter voltado com a mesma formação para o segundo tempo, Mano Menezes não demorou a fazer a primeira substituição no Cruzeiro. Aos 13min, Lucas Silva entrou no lugar de Ariel Cabral, que já tinha cartão amarelo. No lance seguinte a essa alteração, Ezequiel cobrou lateral para frente, Rafael Sobis desviou de cabeça e Thiago Neves dominou livre de marcação pelo lado direito. Com boa visão de jogo, o autor do primeiro gol retribuiu a assistência para Arrascaeta, que chutou forte e ampliou no Gigante da Pampulha: 2 a 0.

Depois do segundo gol cruzeirense, o clássico ficou mais quente. Jogadores dos dois times passaram a abusar de faltas e reclamações, obrigando o árbitro Igor Junio Benevenutto a distribuir cartões amarelos.

O Cruzeiro, que ainda teve Fabrício e Ábila nas vagas de Diogo Barbosa e Rafinha, arriscou chutes de longa distância com Rafael Sobis e Lucas Silva. Já o Atlético, com Marlone e Rafael Moura em campo, assustou aos 36min, quando Elias roubou bola de Hudson e acertou a trave esquerda de Rafael.
Ramon Lisboa/EM/EM/D. A Press

O duelo parecia controlado pelo Cruzeiro, mas o Atlético colocou drama nos minutos finais. Em grande jogada individual, Rafael Moura driblou Leo e Lucas Silva e rolou para Elias descontar no Mineirão: 2 a 1.

Ramon Lisboa/EM/D. A Press

CRUZEIRO 2X1 ATLÉTICO

CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Leo, Manoel e Diogo Barbosa (Fabrício, aos 23min do 2ºT); Hudson, Ariel Cabral (Lucas Silva, aos 13min do 2ºT), Thiago Neves e Rafinha (Ramón Ábila, aos 33min do 2ºT); Arrascaeta e Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes

ATLÉTICO
Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Cazares (Luan, aos 41min do 1ºT) e Otero (Marlone, aos 16min do 2ºT); Robinho (Rafael Moura, aos 31min do 2ºT) e Fred
Técnico: Roger Machado

Gols: Thiago Neves, a 1min do 1ºT; Arrascaeta, aos 13min do 2ºT (CRU); Elias, aos 42min do 2º (ATL)
Cartões amarelos: Ariel Cabral, aos 5min, Diogo Barbosa, aos 12min, Ezequiel e Rafael Sobis, aos 19min, Rafael, aos 47min do 2ºT (CRU); Marcos Rocha, aos 10min, Elias, aos 23min, Rafael Moura, aos 44min do 2ºT (ATL)
Cartão vermelho: Fred, aos 25min do 1ºT (ATL)
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data: sábado, 1º de abril de 2017
Árbitro: Igor Junio Benevenutto (Asp. Fifa)
Assistentes: Felipe Alan Costa Oliveira (CBF) e Ricardo Junio de Souza (CBF)
Pagantes: 35.459
Presentes: 40.397
Renda: R$ 1.000.426,00

Tags: Thiago Neves atleticomg cruzeiroec futnacional raposa galo arrascaeta