None

CAMPEONATO MINEIRO

Em má fase e por pressão de clubes, único árbitro Fifa de MG está fora do Estadual

Ricardo Marques Ribeiro não apitará a fase decisiva do Campeonato Mineiro

postado em 21/04/2017 13:05 / atualizado em 21/04/2017 14:00

EM DA PRESS

O único árbitro Fifa de Minas Gerais, Ricardo Marques Ribeiro, está fora das decisões do Campeonato Minero. Ele não entrou no sorteio das semifinais do Estadual e também não participará das escalas das finais. Formalmente, Ribeiro não está afastado pela FMF. A comissão de arbitragem entende que outros profissionais estão em melhor fase e, por isso, prestigiará esses quadros mais bem avaliados.

Cuidadoso com as palavras, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), Giuliano Bozzano, evita falar em punição ao árbitro, que foi motivo de reclamação formal de Atlético e Tupynambás, clube de Juiz de Fora, que disputa o Módulo II.

“Afastamento é um termo muito forte. Na verdade, é uma opção da comissão. Não consigo definir como punição, é um mau momento, e o árbitro vive de momentos. Então, talvez este não seja o momento do Ricardo”, explicou Bozzano, em entrevista ao Superesportes.

Ricardo Marques teve atuação contestada em jogo no Parque do Sabiá, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro, no dia 27 de março. Ele marcou um pênalti duvidoso a favor do Cruzeiro. A partida terminou empatada em 2 a 2. Por causa desse confronto, o Galo solicitou a exclusão dele do Estadual. O pedido foi negado.

Dias depois, em 12 de abril, outra arbitragem controversa. Em partida da segunda rodada do hexagonal final do Módulo II, o Tupynambás reclamou da marcação de um escanteio a favor do Uberaba, que originou o gol de empate. Na sequência, o Colorado virou o jogo, que terminou 3 a 2. A diretoria do clube de Juiz de Fora também alegou impedimento na jogada. Apenas o auxiliar Márcio Eustáquio Santiago foi afastado.

Já Ricardo Marques ficou fora dos sorteio dos jogos das semifinais do Campeonato Mineiro. Na ida, Cleisson Veloso e Jerfeson da Costa figuraram no sorteio do jogo entre URT e Atlético (1 a 1) e Péricles Basssols e Igor Benevenuto concorreram à partida América x  Cruzeiro (1 a 1). Para os jogos da volta, os seguintes árbitros foram selecionados para entrar no sorteio: Igor Benevenuto, Cleisson Veloso e Emerson de Almeida.

Questionado se a pressão dos clubes, com pedidos de afastamento, influía na decisão, Bozzano disse que a comissão leva em consideração um somatório de favores. “Tudo soma. Você faz um somatório geral das coisas. Tudo isso acaba me levando a uma decisão”, disse.

Ricardo Marques Ribeiro também está descartado das finais do Campeonato Mineiro, embora o presidente da Comissão de Arbitragem não diga com todas as letras que a decisão seja essa. “Como a gente tem critério uniforme e previsível, analisando por este prisma, é o momento desses árbitros que estão em bom momento. A chance é muito grande de ele ficar fora”, resumiu Bozzano.

Fora dos sorteios em Minas Gerais, Ricardo Marques atua em outros estados. Neste fim de semana, ele trabalhará na partida entre CRB e Murici, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Alagoano. Marques também atuou no meio de semana, quando apitou Paraná e Vitória, pela quarta fase da Copa do Brasil.

Ainda não há definição sobre arbitragem local ou de fora nas finais do Campeonato Mineiro. Bozzano informou que a deliberação é da comissão e da presidência da FMF. “Neste momento, não há nenhum tipo de problema que macule a arbitragem mineira tecnicamente. Se fosse analisar as grandes competição, a gente observa erros grandes em jogos importantes, por exemplo, na Liga dos Campeões. A arbitragem mineira vem muito bem, nenhum erro definiu classificados ou rebaixados. Mas a decisão dos árbitros da final será tomada em conjunto com o presidente. Não posso responder de forma unilateral e uma das variáveis é ouvir o pedido dos clubes”, afirmou.

Tags: Ricardo Marques Ribeiro Campeonato Mineiro cruzeiroec americamg atleticomg