None

SÉRIE D

No encerramento do turno, mineiros ainda buscam primeira vitória na Série D

Dos três representantes do estado, apenas Villa Nova pontuou até aqui

postado em 03/06/2017 07:55 / atualizado em 02/06/2017 17:28

Divulgação/Villa Nova
O fim de semana será decisivo para Caldense, URT e Villa Nova na Série D do Campeonato Brasileiro. Isso porque nenhum representante do estado conseguiu vencer nas duas primeiras rodadas – dos três, apenas o Villa pontuou até aqui, no empate sem gols contra o Desportiva, no último sábado. A terceira rodada marca o encerramento do primeiro turno. Logo, a vitória será fundamental para o trio continuar sonhando com a classificação para a segunda fase da competição.

Caldense

Após perder dentro de casa, na estreia da Série D, a Veterana tentou buscar a recuperação diante do RB Brasil, jogando no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, mas voltou para Minas Gerais com uma derrota por 3 a 1. A Caldense abriu o placar, mas sofreu a virada após um pênalti assinalado pelo árbitro Thiago Alencar, que gerou revolta do técnico Thiago Oliveira no fim da partida.

Na reapresentação do time, o treinador ganhou mais uma peça para o elenco: trata-se do volante Caio, de 22 anos, contratado junto ao Paracatu. O jovem chama a atenção pela versatilidade, já que também pode atuar no meio-campo. Além disso, Thiago Oliveira terá o retorno do lateral-esquerdo Vandinho, que desfalcou a Caldense em Campinas, se recuperando de uma concussão cerebral, sofrida na estreia da Série D, diante do Boavista.

Para se recuperar na competição, vale até partir para a fé. Na quarta-feira, o CT Ninho dos Periquitos recebeu uma missa, celebrada pelo Padre Carlinhos, torcedor da Veterana, que contou com a presença de jogadores, dirigentes e comissão técnica. Assim, a Caldense espera vencer o Espírito Santo neste sábado, às 16h30, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Divulgação/Caldense
A Caldense deve jogar com Neguete; Jéfferson Feijão, Marcelinho, Thiago Carpini e Vandinho; Serginho, Rodney e Alê; Uálisson Pikachu, Wellington Rato e Luiz Eduardo.

Assim como a Caldense, o Espírito Santo também não sabe o que é vencer na Série D. Até aqui, foram dois empates, sendo o último contra o Boavista, por 2 a 2, em Saquarema-RJ. A equipe capixaba conta com um jogador conhecido, sobretudo, do torcedor cruzeirense: o zagueiro Thiago Martinelli. Aos 37 anos, o atleta comanda o sistema defensivo da equipe, que ainda conta com o experiente Vitinho, de 35 anos, artilheiro do time até aqui, com dois gols.

O técnico Cleiton Marcelino deverá começar o jogo com Alan Faria; Edmar, Thiago Martinelli, Leandro e Serrano; Rodrigo Cesar, Maycon e Ronaldo; Vitinho, João e Marcelinho.

Boavista e RB Brasil lideram o Grupo A14 com quatro pontos cada, sendo que os cariocas levam vantagem no critério de cartões. O Espírito Santo aparece na terceira colocação, com dois pontos, enquanto a Caldense ocupa a lanterna da chave, sem pontuar.

URT


O Trovão Azul disputou, no último domingo, seu primeiro jogo da Série D atuando em casa, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. Apesar de ter contado com o apoio da torcida, a URT perdeu para o Itumbiara por 1 a 0, com gol do atacante Wendell. O resultado deixou a equipe mineira na lanterna do Grupo A12, sem pontuar.

De uma maneira geral, a URT melhorou sua postura em relação ao primeiro jogo, contra a Portuguesa-RJ. Na ocasião, a equipe mineira sofreu o primeiro gol, da derrota por 3 a 0, nos primeiros minutos de partida. O técnico Rodrigo Santana, ressaltou o poder de criação do Trovão Azul, mas lamentou as oportunidades perdidas.

Para a partida contra o Audax, neste sábado, às 19h, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco-SP, Rodrigo terá o atacante Thiago Brito totalmente recuperado de uma lesão no músculo posterior da coxa, mas segue sem contar com o meio-campo Marielson, que está com o tornozelo lesionado. Além disso, há o impasse com o volante Allan Dias, que recebeu uma proposta do futebol mexicano, mas que continua no Brasil e com contrato em vigor com a URT. Assim, a situação do atleta está indefinida.

Divulgação/FMF
Assim, a URT deverá ir a campo com Juninho, Rafael Ferro, Diego Borges, Victor Salinas, Fábio Alves; Leandro Pereira, Ramos, Rafael Oller e Douglas Iskilo; Thiago Brito e Marques.

Se o clima é de decisão na URT, o mesmo acontece no Audax, que também não pontuou na Série D. Sem o técnico Fernando Diniz, que não aceitou treinar a equipe na competição, a missão de comandar o time paulista ficou para Maércio Zeferino. Ele classificou a partida deste fim de semana como um ‘mata-mata’. No último domingo, receberam a Portuguesa-RJ, em Osasco, e foram derrotados por 1 a 0. O Audax chegou a fazer um jogo-treino contra o Osasco, na última quarta-feira, e saiu derrotado por 3 a 2.

O Audax deve atuar com Felipe Alves; Brunno Lima, Francis e Brumati; Wallace, Kallyl, Matheus Azevedo, Matheuzinho e Léo Bahia; Renatinho e Marcus Vinícius.

A Portuguesa-RJ divide a liderança do Grupo A12 com o Itumbiara, com seis pontos cada, sendo que a equipe carioca leva vantagem no saldo de gols (4 a 2). Audax-SP e URT ainda não pontuaram, mas o time mineiro ocupa a lanterna da chave por ter sofrido mais gols.

Villa Nova

O Leão do Bonfim foi o único mineiro a pontuar na Série D até aqui. O empate sem gols contra o Desportiva Ferroviária, em Cariacica, no último sábado, parece ter resgatado a confiança dos jogadores em busca da recuperação. Agora, a equipe do técnico Ito Roque terá a oportunidade de vencer a primeira partida da competição diante de sua torcida, contra a Portuguesa, no domingo, às 16h, no estádio Castor Cifuentes.

Sem poder contar com o meia Jhonatan Megson, expulso diante do Desportiva, o técnico Ito Roque poderá promover a entrada do atacante Gilberto Carrara, assim, alterando o esquema tático do time. Desta forma, o Villa poderá ter em campo no domingo: Renan, Marcelo, Otavio, Rafael Morisco e Edu Pina; Luis Mario, Bruno Moreno e Assis; Gilberto Carrara, Laionel e Tony.

Divulgação/Villa Nova
A Portuguesa chega a Nova Lima buscando se recuperar da derrota sofrida no último sábado, contra o Bangu, por 1 a 0, no Rio de Janeiro. O revés custou o emprego do técnico Estevam Soares, demitido logo depois da partida. No entanto, a diretoria da Lusa agiu rápido e contratou Mauro Fernandes, conhecido como ‘Rei do Acesso’, e que foi campeão da Série C com o América, em 2008.

No atual elenco da Portuguesa, há vários jogadores conhecidos pelo torcedor mineiro, começando pelo goleiro Ricardo Berna, ex-América, o zagueiro Gabriel Santos, também ex-Coelho, além do lateral-esquerdo Thiago Feltri, ex-Atlético, e os meias Leandro Domingues, ex-Cruzeiro, e Marcelinho Paraíba, ex-Boa Esporte, com 42 anos.

A provável Lusa que enfrentará o Villa terá Ricardo Berna; Jonatas, Gabriel, Vinícius e Thiago Feltri; Dinho, Tarik, Leandro Domingues e Marcelinho Paraíba; Luizinho e Fernandinho.

O Bangu lidera o Grupo A13 com seis pontos, enquanto a Portuguesa aparece logo em seguida, com três. Desportiva Ferroviária e Villa Nova possuem um ponto, mas a equipe mineira amarga a lanterna da chave por causa do saldo de gols (-1 dos capixabas contra –2 do Villa).

*Estagiário sob supervisão do editor Bruno Furtado

Tags: seried interiormg futnacional