None

CAMPEONATO MINEIRO

Em votação na FMF, clubes alteram formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2018

Estadual terá retorno da fase quartas de final, realizada em jogo único

postado em 30/10/2017 15:01 / atualizado em 31/10/2017 08:58

Divulgação/FMF

Em reunião na Federação Mineira de Futebol (FMF), nesta segunda-feira, os clubes definiram o formato de disputa do Estadual do próximo ano. A principal novidade é a introdução da fase quartas de final no Campeonato Mineiro de 2018.  A alteração foi proposta pelo Villa Nova, e as outras oito equipes do interior votaram favoravelmente. América, Atlético e Cruzeiro foram contra, mas vencidos na votação.

O novo formato mantém as 11 rodadas na primeira fase. Os oito primeiros times entre os 12 concorrentes se classificam às quartas de final, que serão disputadas em jogo único. Os donos das melhores campanhas têm a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis. As duas piores equipes ao final da primeira fase são rebaixadas.

A demifinal e a final seguem com jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha na primeira fase fazem a segunda partida decisiva em casa.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, o formato de disputa aprovado nesta segunda precisa ser mantido até 2019. Os clubes têm até o dia 5 de novembro para apresentar laudo técnico dos estádios. O preço mínimo dos ingressos é de R$ 10, no caso do ingresso com o preço integral. A meia será de R$ 5.

O Estadual de 2018 começa em 17 de janeiro, e a finalíssima está marcada para 8 de abril. Ao todo, são 16 datas da competição.

O Campeonato Mineiro não tinha a disputa das quartas de final desde 2010. Naquele ano, o Atlético superou o Ipatinga na decisão e ficou com o título. 

CAMPEÃO DO INTERIOR
O título de campeão do interior também está previsto no regulamento do Campeonato Mineiro de 2018. A taça só será disputada em caso de eliminação de duas equipes do interior na fase semifinal.   

CONFIRA OS 12 PARTICIPANTES DO MINEIRO DE 2018

América
Atlético
Boa Esporte
Caldense
Cruzeiro
Democrata-GV
Patrocinense
Tombense
Tupi
Uberlândia
URT
Villa Nova

Tags: campeonato mineiro 2018 americamg cruzeiroec atleticomg