Internacional
None

INTERNACIONAL

Internacional é denunciado por confusão no Beira-Rio e pode perder dez mandos

Torcedores protagonizaram tumulto após empate em 1 a 1 com o Criciúma

postado em 26/07/2017 18:07 / atualizado em 26/07/2017 18:13

Roberto Vinicius / AFP

Os tumultos envolvendo a torcida do Internacional após a partida contra o Criciúma podem render uma dura punição ao clube gaúcho. Nesta quarta-feira, o time foi denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelos incidentes ocorridos no Beira-Rio e será julgado na próxima sexta-feira, podendo perder até dez mandos de jogo.

Após o empate por 1 a 1 na partida disputada em 8 de julho, torcedores provocaram tumulto nos arredores do estádio do Inter e entraram em conflito com a Brigada Militar. "Nos arredores do estádio, houve protestos de torcedores do Internacional tais como lançamentos de bombas, brigas entre a mesma torcida (Internacional), depredação em parte do estádio e derrubamento de grades de proteção", escreveu o árbitro Dyorgines José Padovani de Andrade no relatório da partida.

A procuradoria do STJD, então, decidiu denunciar o Inter pela "desordem" no estádio por considerar que "a torcida é responsabilidade do clube, pois este e sua torcida, seja ela organizada ou não, são partes indissociáveis; um não existe sem o outro; um não tem razão de ser sem o outro".

Assim, o Inter foi denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que versa sobre "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto". A pena varia de multa de R$ 100 a R$ 100 mil, com perda de mando de campo de um a dez jogos.

O cenário de guerra no Beira-Rio e seus arredores já havia ocorrido em outros tropeços na Série B, como na derrota para o Boa por 1 a 0. Depois disso, o Inter reforçou a segurança no estádio nos jogos recentes como mandante. Nos dois últimos, o time superou Luverdense (1 a 0) e Oeste (2 a 0) e acalmou a ira da sua torcida.

Tags: serieb futnacional