None

QUASE TUDO

Por melhor desempenho em 2012, Atlético domina seleção do 50º Troféu Guará

Galo contou com sete dos 11 jogadores na escalação da seleção do prêmio. Ronaldinho Gaúcho foi eleito o craque, Cuca o melhor técnico e Alexandre Kalil o dirigente do ano

postado em 11/12/2012 22:08 / atualizado em 12/12/2012 14:21

Arquivo EM/D.A Press

Considerado o prêmio mais importante do futebol mineiro ao lado do Troféu Telê Santana, o Troféu Guará chegou à sua 50ª edição na noite desta terça-feira, em Belo Horizonte. Foram eleitos os melhores jogadores, técnico, dirigente e árbitro da temporada de 2012 em Minas Gerais. Por ter sido campeão mineiro e feito uma campanha de destaque no Campeonato Brasileiro, o Atlético foi o clube que faturou o maior número de premiações – 13.

Na Seleção do Troféu Guará, o Atlético foi melhor em sete posições: lateral-direito, dupla de zaga, dupla de volantes, armador e atacante. Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva, Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho – este também faturou o prêmio de craque da temporada – e Bernard foram os ganhadores em suas funções. Cuca (melhor técnico), Alexandre Kalil (melhor dirigente) e Carlinhos Neves (melhor preparador físico) completaram a lista de agraciados. O Galo ainda foi lembrado por ter sido campeão mineiro tanto no masculino quanto no feminino e por ainda brigar pelo título estadual na categoria júnior.

Mesmo não tendo feito uma grande temporada, o Cruzeiro teve três jogadores na Seleção do Troféu Guará. Fábio (goleiro), Éverton (lateral-esquerdo) e Montillo (armador) foram eleitos com boa vantagem de votos sobre seus concorrentes. No futebol, o time celeste ainda faturou os prêmios de revelação, com Élber, e de artilheiro da temporada, com Wellington Paulista (24 gols).

O América também foi lembrado na votação. O atacante Fábio Júnior, de 34 anos, ganhou o prêmio de melhor atacante. Na disputa por votos, ele ficou empatado com Jô, do Atlético, mas faturou o prêmio por ser mais velho – o camisa 32 atleticano tem 25 anos. Com 14 gols, Fábio foi o artilheiro do Coelho na Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time do Horto também recebeu o Troféu Guará Especial por conta de seu centenário, comemorado em 2012. O Tupi, de Juiz de Fora, foi homenageado com o mesmo prêmio.

O vôlei também teve seu espaço na grande premiação do esporte mineiro. Campeão de três dos quatro torneios que disputou nos últimos sete meses – venceu a Superliga 2011/12, o Campeonato Mineiro de 2012, o Sul-Americano de Clubes e chegou à final do Mundial de Clubes –, o time de vôlei do Cruzeiro também foi agraciado com o Troféu Guará Especial.

A eleição dos melhores de Troféu Guará contou com a participação de 31 veículos de imprensa de Minas Gerais, entre emissoras de rádio, televisão, jornais impressos e portais de internet. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 4 de fevereiro de 2013.

Confira todos os premiados da 50ª edição do Troféu Guará


GR: Fábio (Cruzeiro) – 25 votos
LD: Marcos Rocha (Atlético) – 29 votos
ZC: Leonardo Silva (Atlético) – 31 votos
ZC: Réver (Atlético) – 31 votos
LE: Éverton (Cruzeiro) – 16 votos
VO: Pierre (Atlético) – 29 votos
VO: Leandro Donizete (Atlético) – 18 votos
MA: Ronaldinho Gaúcho (Atlético) – 30 votos
MA: Montillo (Cruzeiro) – 27 votos
AC: Bernard (Atlético) – 31 votos
AC: Fábio Júnior (América) – 10 votos

Técnico: Cuca (Atlético) – 30 votos
Craque do ano: Ronaldinho Gaúcho (Atlético) – 27 votos
Revelação: Élber (Cruzeiro) – 8 votos
Melhor dirigente: Alexandre Kalil (Atlético) – 28 votos
Melhor árbitro: Ricardo Marques Ribeiro – 13 votos
Melhor preparador físico: Carlinhos Neves (Atlético) – 27 votos
Artilheiro da temporada: Wellington Paulista (Cruzeiro) – 24 gols

Campeão Mineiro – Módulo I: Atlético
Campeão Mineiro – Módulo II: Araxá
Campeão Mineiro – 2ª Divisão: Minas Brasil ou Esportiva Guaxupé
Campeão Mineiro Feminino: Atlético
Campeão da Taça Minas Gerais: Boa Esporte
Campeão Mineiro Júnior: Villa Nova, Atlético ou Nacional
Troféu Guará Especial: equipe de vôlei do Cruzeiro
Troféu Guará Especial: América e Tupi (equipes centenárias em 2012)

Tags: ipatingafc boaec atleticomg trofeutele