Paraná
None

AMÉRICA

Invicto há cinco jogos na Série B, América desafia força do Paraná como mandante

Coelho tenta alcançar 4º triunfo seguido, feito que não consegue desde 2015

postado em 07/07/2017 06:30 / atualizado em 06/07/2017 19:16

Mourão Panda/América FC
Invicto há cinco jogos e com série de três vitórias nas últimas partidas, o América quer ampliar os bons números diante do Paraná na noite desta sexta-feira, às 21h30, na Vila Capanema, pela 12ª rodada da Série B. Vencer pela quarta vez seguida seria de extrema importância para o time, que não consegue alcançar tal feito há um ano e oito meses. A última sequência desse porte ocorreu na campanha do acesso de 2015 e compreendeu duelos contra Oeste (2 a 1, no Independência), Boa (2 a 1, no Melão), Paysandu (3 a 1, no Independência) e Vitória (4 a 0, no Independência).

Para alcançar a missão, o América terá, na beira do gramado, as orientações do técnico Enderson Moreira, que recusou nessa quarta-feira o convite para assumir o comando da Chapecoense na Série A e optou por continuar o trabalho no alviverde. “Neste momento, tenho na minha cabeça que muitas coisas boas estão por vir no América. Cheguei com grande desafio de dar dignidade ao América na Série A, numa situação extremamente difícil. Acho que a gente conseguiu essa primeira etapa. E aí começamos uma segunda etapa, que é muito desafiadora e particularmente me entusiasma muito, que é a remontagem do grupo. Como qualquer equipe em formação, tivemos altos e baixos, mas a expectativa é que a gente possa crescer muito ainda. As pessoas pensam que o América está jogando bem. Eu acho que podemos jogar melhor ainda”.

A prova de que o Coelho está embalado com Enderson Moreira é a repetição da equipe que venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 0 no último sábado, no Independência. Segundo o técnico, os jogadores compreenderam bem o espírito de coletividade tanto no ataque quanto na marcação. Não à toa o América detém a defesa menos vazada da Série B, com apenas sete gols sofridos em 11 partidas. “A gente tem que ter uma distinção muito clara de quem ataca e defende. Quando perde a bola, todo mundo defende. Essa é a nossa obsessão. A gente trabalha diariamente de modo que essa aptidão se desenvolva em todos os atletas”.

Mas a missão da equipe mineira em Curitiba não será fácil. Isso porque o Paraná ostenta bons números como mandante em 2017: 12 vitórias, cinco empates e uma derrota (quase 76% de aproveitamento). O único revés foi justamente para o líder Guarani – 1 a 0, no dia 10 de junho, pela sexta rodada da Série B. Esse é um ponto que preocupa Enderson Moreira. “O Paraná, dentro de seus domínios, perdeu apenas um jogo este ano. A gente tem sempre a ansiedade para que o ataque possa funcionar e a defesa seja consistente. Ficamos felizes pelo que passou, mas nossa expectativa é sempre para o próximo jogo”.

Terceiro colocado da Série B, com 19 pontos, o América lidará com um adversário direto na briga pelo G4. O Paraná, que soma 16 pontos e está em sétimo na tabela, conta com os retornos do lateral-direito Cristovam e do zagueiro Eduardo Brock, capitão do grupo orientado por Cristian de Souza. Em compensação, o atacante Felipe Alves, vice-artilheiro do elenco (seis gols), está suspenso – tal como o volante Leandro Vilela e o atacante Nathan.

PARANÁ X AMÉRICA
 
PARANÁ
Richard; Cristovam, Rayan, Brock e Igor; Zezinho, Gabriel Dias, Robson, Renatinho e João Pedro; Rafhael Lucas
Técnico: Cristian de Souza
 
AMÉRICA
João Ricardo; Christian, Messias, Rafael Lima e Pará; Zé Ricardo, Ernandes e Renan Oliveira; Hugo Cabral, Luan e Bill
Técnico: Enderson Moreira
 
Motivo: 12ª rodada da Série B
Estádio: Durival Brito (Vila Capanema)
Data: sexta-feira, 7 de julho de 2017
Horário: 21h30
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (CBF-SP)
Assistentes: Rogério Pablo Zanardo (CBF-SP) e Herman Brumel Vani (CBF-SP)

Tags: futnacional interiormg serieb paranapr américa coelho paraná