Santos
None

CRUZEIRO

Esquema de 2015, com três volantes, volta a ser opção de Mano Menezes no Cruzeiro

Henrique, Hudson e Ariel Cabral devem ser titulares diante do Santos

postado em 26/05/2017 06:30 / atualizado em 26/05/2017 17:42

Washington Alves / Cruzeiro

No treinamento dessa quinta-feira, na Toca da Raposa II, Mano Menezes sinalizou com a entrada de três volantes na partida contra o Santos, às 16h do próximo domingo, na Vila Belmiro. Caso essa seja mesmo a opção do treinador, será a primeira vez que ele optará pelo esquema usando a formação principal do Cruzeiro nesta temporada.

Este ano, Mano só utilizou o esquema com três volantes em uma oportunidade, na qual escalou o time completamente formado por reservas. Na ocasião, o Cruzeiro empatou em 0 a 0 com o Joinville, pela terceira rodada do Grupo C da Primeira Liga. O trio escolhido foi Hudson, Lucas Romero e Lucas Silva.

Na primeira passagem de Mano Menezes pelo Cruzeiro, em 2015, ele apostou na escalação com três volantes nos 16 jogos em que comandou o time celeste. No entanto, desde que retornou ao clube, no ano passado, o gaúcho passou a adotar a formação com dois ‘marcadores’ no meio e manteve essa estratégia na maioria das apresentações de 2017.

A preferência de Mano Menezes por atuar com dois volantes, especificamente a partir do ano passado, pode se explicar pela presença de Robinho no meio-campo. O jogador tem características ofensivas, mas iniciou a carreira como volante e é capaz de recompor pelo lado direito de maneira que possa auxiliar no sistema defensivo.

Atualmente, Robinho está em fase final de transição após se recuperar de lesão muscular. Desde que ele deixou a equipe, em 19 de março, Rafinha tomou conta da posição, também com funções ofensivas e defensivas. Porém, o camisa 70 do Cruzeiro não participou dos treinos dessa semana em função de dores musculares no abdômen. Sendo assim, é pouco provável que jogue diante do Santos, mesmo que participe das atividades desta sexta-feira.

Com a ausência dos dois atletas, Mano Menezes passa a não ter no elenco jogadores que cumpram essa função pelo lado direito do meio-campo. Esse talvez seja o principal motivo pelo qual o treinador celeste testou os volantes Henrique, Hudson e Ariel Cabral no setor.

Nessa quinta, a equipe titular foi formada por Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson e Ariel Cabral; Arrascaeta, Alisson e Rafael Marques. Os reservas treinaram com Rafael; Lennon, Kunty Caicedo, Murilo e Fabrício; Nonoca, Bryan, Thiago Neves e Raniel; Elber e Ábila.

O Cruzeiro finalizará a preparação para o duelo contra o time paulista nesta sexta-feira, quando Mano deve dar indícios se voltará ou não a escalar o trio de volantes no meio-campo.

*estagiário sob supervisão do editor Bruno Furtado

Tags: Ariel Cabral Mano Menezes henrique hudson seriea santossp interiormg