Santos
None

GAMES

Com presenças de América, Atlético, Cruzeiro e Mineirão, PES terá direitos exclusivos da Série A

Acordo entre Konami e CBF foi anunciado nesta segunda e valerá para 2017 e 2018

postado em 29/08/2016 14:33 / atualizado em 29/08/2016 15:00

Reprodução/PES
A CBF anunciou nesta segunda-feira um acordo de dois anos com a multinacional japonesa Konami para licenciar o Campeonato Brasileiro no game Pro Evolution Soccer (PES). O acordo de dois anos já é válido para a edição de 2017 do jogo, que será lançado no próximo dia 13. Assim, será possível jogar o Brasileirão "oficial" com os 20 clubes da Série A desta temporada - entre eles, os mineiros América, Atlético e Cruzeiro.

Alguns dos principais estádios brasileiros, como Maracanã, Mineirão, Itaquerão e Beira-Rio, serão reproduzidos fielmente no jogo. Segundo a CBF, a parceria não irá gerar ganhos financeiros imediatos à entidade.

"O contrato com a Konami é quase simbólico. Não existe ganho imediato, mas há uma perspectiva de ganhos através dos patrocinadores", afirmou Walter Feldman, secretário geral da entidade, sem, contudo, estimar valores.

A intenção da CBF é, no futuro, criar um campeonato nacional "real" do game, inclusive com transmissão pela TV. Para isso, a CBF pretende conquistar novos patrocinadores e engordar seu caixa. "Em primeiro lugar seria o elemento que bancaria um campeonato paralelo, mas também eventualmente ganhos para os clubes. E também para que a CBF tenha cada vez mais recursos para continuar fomentando e patrocinando o nosso futebol", sustentou Feldman.

O acordo não é extensivo à Seleção Brasileira, que segue sem ter sua marca licenciada no PES. Segundo Feldman, isso não aconteceu por se tratar do "início de processo" de parceria. "Quando nós contatamos a Konami foi para estabelecer o início de um sistema no qual o Brasil estava distante. Não havia nenhum tipo de iniciativa nessa área, e eu diria que nós estávamos muito pacientes a algo que a sociedade humana desenvolveu", afirmou o secretário.

Presente para realizar a assinatura do acordo, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, afirmou que "desde o início da nossa gestão, em 2015, avaliamos que esse seria um mercado a ser prospectado". Segundo ele, a intenção é internacionalizar o Campeonato Brasileiro, que é pouco visto no exterior e preterido por ligas europeias. Envolvido em denúncias relacionadas à corrupção no futebol, Del Nero não respondeu perguntas dos presentes.

Os 20 times estarão presentes no game pela quinta vez seguida. Entre as principais ligas do mundo, o Campeonato Brasileiro é o único torneio nacional adquirido com exclusividade pelo PES 2017.

Tags: futnacional seriea vitoriaba sportsp saopaulosp santossp santacruzpe pontepretasp palmeirassp internacionalrs gremiors fluminenserj flamengorj figueirensesc cruzeiroec cruzeiro coritibapr corinthianssp chapecoensesc botafogorj atleticopr atleticomg americamg