Santos
None

PROPINA

Cada partido era um clube de futebol nas planilhas de propina da Odebrecht

Cruzeiro, Atlético e o trio de ferro de Pernambuco estão entre os codinomes

postado em 15/04/2017 14:30 / atualizado em 15/04/2017 15:20

Soraia Piva/Superesportes

A delação de ex-executivos da Odebrecht abalou a República, com a abertura de inquérito contra 98 pessoas, incluindo 3 ex-presidentes, 3 governadores, 8 ministros, 24 senadores e 39 deputados federais. A lista de Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Operação Lava-Jato, apresenta denúncias sobretudo de doações ilegais em campanhas, no chamado “Caixa 2″. Na planilha da empreiteira, que tinha um departamento apenas para operar a milionária propina, os políticos e seus partidos foram detalhados como jogadores e clubes de futebol.

O jornal O Globo trouxe a estrutura de codinomes, a partir do depoimento de Luiz Eduardo Soares, ex-diretor da Odebrecht. Ao todo, 19 clubes serviram como apelidos para os partidos políticos envolvidos.

Na lista, o Cruzeiro era o PP, e o Atlético era o PSOL. O trio de ferro de Pernambuco representava PSC (Náutico), PROS (Santa Cruz) e PSB (Sport). Os outros 13 partidos listados eram PT (Flamengo), PSDB (Corinthians), DEM (Fluminense), PR (São Paulo), PMDB (Internacional), PTB (Vasco), PPS (Palmeiras), PCdoB (Bahia), PSC, PSD (Botafogo), PRB (Santos), PDT (Grêmio), PV (Coritiba) e Rede (Remo). Políticos não identificados tinham o apelido de ABC-RN.

Soraia Piva/Superesportes

A tabela ainda explica os cargos dos beneficiários usando posições de um time de futebol: presidente (centroavante), governador (meia), senador (ponta), deputado federal (volante) e deputado estadual (zagueiro). Políticos sem algum desses cargos, mas integrantes da base partidária, eram chamados de goleiro.

Goleiro = base partidária
Zagueiro = deputado estadual
Volante = deputado federal
Meia = governador
Ponta = senador
Centroavante = presidente

Tags: cruzeiroec atleticomg vitoriaba abcrn flamengorj corinthianssp fluminenserj saopaulosp gremiors internacionalrs vascorj palmeirassp bahiaba botafogorj santossp coritibapr remopa mercadobola futinternacional interiormg