Santos
None

BARCELONA

Promotoria da Espanha envia julgamento de caso envolvendo Neymar aos tribunais de Barcelona

Justiça investiga supostas irregularidades na transação entre Barça e Santos

postado em 22/05/2015 11:23

AFP PHOTO / LLUIS GENE

A Promotoria Nacional da Espanha confirmou nesta sexta-feira que transferiu para os tribunais de Barcelona o julgamento do caso que investiga supostas irregularidades na contratação de Neymar junto ao Santos, em 2013. Por meio de nota oficial divulgada nesta manhã, o clube catalão festejou o fato de que a Audiência Nacional acatou recursos no qual reivindicava o julgamento do caso na Catalunha, e não em Madri, na capital do País.

Os recursos foram apresentados pelo atual presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, pelo seu antecessor, Sandro Rosell, e pelo próprio clube em si, que estão sendo investigados por supostos crimes contra a Fazenda e administração ilegal na contratação do brasileiro.

A decisão da Promotoria Nacional da Espanha, chamada de Audiência Nacional no país, foi tomada depois que o juiz José de la Mata decidiu abrir um processo nesta semana contra Bartomeu, Rosell e o Barcelona, que destacou nesta sexta que o Juizado Central de Instrução admitiu não ter competência para julgar o caso.

A transferência do julgamento para a Catalunha pode ser considerada uma pequena vitória para o clube, que exigia que o caso fosse julgado em Barcelona ao entender que o assunto era de interesse apenas da Catalunha e, por isso, não deveria ser julgado em Madri.

O Barcelona é acusado de ter fraudado 13 milhões de euros (aproximadamente R$ 43,8 milhões) na contratação de Neymar, sendo que a promotoria pede a prisão dos réus e o pagamento de multas que totalizariam mais de 60 milhões de euros (cerca de R$ 202 milhões).

O novo juiz escolhido para julgar o caso deverá receber a defesa apresentada por Bartomeu, Rosell e o Barcelona na próxima segunda-feira. Por meio da nota oficial que divulgou nesta sexta o clube ressaltou que "quer manifestar sua absoluta confiança nos tribunais e que o comportamento de seus diretores sempre esteve de acordo com o Direito, confiando em sua defesa para aplicação adequada do Direito".

Tags: barcelona barça espanholfut neymar ligadoscampeoes santossp