Vasco
None

ROMÁRIO

'Gênio da grande área', Romário completa 50 anos colecionando gols e frases memoráveis

De herói do tetra a senador da república, recorde grandes momentos do Baixinho

postado em 29/01/2016 11:32 / atualizado em 29/01/2016 13:24

AFP PHOTO/DANIEL GARCIA

‘Gênio da grande área’, Romário completa meio século de vida nesta sexta-feira. De herói do tetra a senador da república, o baixinho nunca passou despercebido, seja dentro ou fora dos gramados. Letal com a bola nos pés, marcou 768 gols em jogos oficiais, superando os 757 de Pelé. Feito que coloca o eterno camisa 11 como o maior artilheiro da história do futebol - apesar de suas contas apontarem para mais de mil tentos assinalados. Afiado com a língua, nunca poupou os desafetos e cunhou frases memoráveis ao longo de sua carreira.

Revelado pelo Vasco da Gama em 1985, ganhou a Europa três anos depois, quando foi contratado pelo PSV-HOL. Entre 1993 e 1994, teve passagem meteórica e marcante pelo Barcelona. Com a camisa azul-grená viveu alguns dos melhores momentos de sua carreira, chegando a marcar hat-tricks nos clássicos contra Real e Atlético de Madrid. Logo em sua primeira temporada no clube catalão, foi o grande destaque da equipe que levou o título do Campeonato Espanhol.

Ao fim da temporada Europeia, viajou para os Estados Unidos para escrever uma página importante na história da Seleção Brasileira. Assim que se apresentou para a Copa do Mundo de 1994, o baixinho não titubeou em assumir o papel de protagonista do time comandado por Parreira. “Se acontecer algum resultado negativo, o maior culpado serei eu”, disse na ocasião. A frieza nas palavras encontrou desdobramentos positivos dentro de campo. Além de ter conquistado o tetra, Romário foi um dos vice-artilheiros do Mundial, com cinco gols, e recebeu o prêmio de melhor jogador da competição.

Relembre grandes lances e gols de Romário:


Contratado pelo Flamengo em 1995, recebeu o prêmio de Melhor do Mundo em janeiro daquele ano. Desembarcou em solo carioca com a expectativa de formar um ataque estrelado ao lado de Edmundo e Sávio. A amizade com o “Animal” gerou inclusive o Rap dos Bad Boys, canção que se popularizou após ser cantada pela dupla. O entrosamento fora de campo não se refletiu dentro das quatro linhas. O clube carioca amargou eliminações traumáticas no Campeonato Brasileiro e na finada Supercopa Libertadores, falhando na missão de levantar alguma taça em seu centenário.

Romário também teve passagens por Valencia-ESP, Flumiense, Al-Sadd-QATAR, Miami FC-EUA e Adelaide United-AUS. Mas sua identidade sempre esteve vinculada ao clube que o revelou. Defendeu o Vasco em outras três oportunidades, marcando com a camisa do cruz-maltino aquele que considera o seu milésimo gol. No dia 20 de maio de 2007, pela 2ª rodada do Brasileirão, balançou as redes em cobrança de pênalti na vitória por 3 a 1 diante do Sport, em São Januário.

Oficialmente, aposentou-se em 2009, quando defendeu a camisa do América, do Rio de Janeiro. O baixinho entrou em campo no dia 12 de agosto daquele ano para realizar o sonho de seu pai. Falecido em 2008, Edevair era torcedor americano e nunca escondeu o desejo de ver o filho com a camisa do clube carioca.

Carreira política

O eterno camisa 11 entrou na política em 2009, após filiar-se ao PSB. Foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro no ano seguinte. Em 2014, tornou-se senador pelo mesmo estado. Destacou-se em 2015 ao assumir o posto do presidente da CPI do Futebol, se afirmando como um dos principais críticos da CBF.

Frases e episódios memoráveis:

Briga com Simeone na Espanha


Rap dos Bad-Boys com Edmundo


'Pelé calado é um poeta'


'O cara'


Polêmica com Edmundo e Eurico Miranda

Tags: romário espanholfut futnacional futinternacional vascorj flamengorj fluminenserj