Mais Esportes
None

NATAÇÃO

Joanna Maranhão começa Mundial com quebra de recorde sul-americano dos 200m medley

Pernambucana melhorou em quase um minuto a sua antiga marca, de 2009

postado em 23/07/2017 17:06 / atualizado em 23/07/2017 17:30

Satiro Sodré/SSPress/CBDA
O Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria, começou bem para Joanna Maranhão. Neste domingo, a pernambucana alcançou a semifinal na prova dos 200m medley, sua primeira na competição. A nadadora baixou em quase um minuto o seu melhor tempo e com 2min11s24, novo recorde sul-americano, ficou na 10ª colocação geral. A atleta ainda disputará mais duas provas: na quarta-feira, nada os 200m borboleta e no domingo os 400m medley, sua especialidade.

Joanna terminou muito feliz a sua prova. Ela sabia que não seria fácil chegar à final, mas entrou leve e focada em baixar seu melhor tempo, até então 2min12s12, ainda da época dos trajes tecnológicos, em 2009. Conseguiu e, por pouco, não ficou entre as oito melhores na semifinal. Ainda assim, a 10ª colocação final é a melhor dela em mundiais.

A nadadora ainda teve que superar um desmaio, logo pela manhã, antes de ir para a piscina. “A crise de pânico faz o pensamento fugir. Deitei, fiquei orando. Desci pro café. Vomitei o café... Só bate a ansiedade antes. Depois que eu caio na água acabou. Preciso aprender com isso. Eu reverti a situação”, afirmou Joanna, em entrevista ao site da CBDA.

Para pernambucana, foi importante também ter conseguido baixar uma marca tão antiga. Um bom começo e uma motivação para nadar as outras duas provas na qual está inscrita no Mundial. “Eu tenho uma meta que é ganhar de mim com traje. Nunca consegui nos 200m medley e era um pouco frustrante porque eu via que estava melhor, mais rápida. O desafio agora é me manter motivada e o fato de eu ter revertido uma síndrome de pânico pela primeira vez foi muito importante. Estou confiante”, comentou Joanna.