Mais Esportes
None

ESPORTE PARALÍMPICO

Daniel Dias causa alvoroço entre garotada do Parapan-Americano de Jovens em SP

Ele acompanhou as provas de natação e esteve presente na abertura do evento

postado em 23/03/2017 15:35 / atualizado em 27/03/2017 15:20

MPIX/CPB Divulgação

No currículo, ele soma 24 medalhas paralímpicas - nove só na Rio-2016. Foi só chegar no Centro Paralímpico  em São Paulo, onde está sendo realizado o Parapan-Americano de Jovens nesta semana, que Daniel Dias virou alvo de tietagem. "Eu nunca deixei de falar do Clodoaldo Silva, que foi uma grande inspiração e exemplo para mim. Sei que aqui tem muitos que sentem o mesmo por mim. Então, o pouco que seja estar aqui, sei que vai fazer diferença para eles", comentou o atleta, enquanto distribuía sorrisos, pousava para fotos e conversava com os fãs.

O multicampeão já havia marcado presença na abertura do evento que reúne cerca de 800 atletas de 13 a 21 anos de 20 países. Nesta quinta-feira (23/3), ele acompanhou provas da natação, que contou com dois alunos do instituto que leva o nome do nadador: Leandro Chinaglia, 15 anos, da classe SB6, e Beatriz de Oliveira, 15, da classe S8.

"O ambiente de competição é onde me sinto mais à vontade", brinca Daniel Dias, ao dizer estar feliz com tantas crianças competindo e se divertindo no evento. "Quem sabe eu possa encontrar muitos deles em 2020 competindo comigo nos Jogos de Tóquio ou até como adversários de outros países", almeja.


Fernando Frazao/Agência Brasil

Aos 28 anos, Daniel Dias é o maior medalhista paralímpico brasileiro. Ainda assim, lamenta não poder ter contado com uma competição internacional juvenil no início da carreira. "Eu não tive isso", conta. O Parapan de Jovens começou em 2005 e está na quarta edição. "Mostra que o esporte paralímpico está crescendo. Sempre falamos de renovação e o caminho é esse: investir na base", crava. Para o nadador, sentir aquele friozinho na barriga antes da competição, que ele jura sentir até hoje, aos 13, 14 anos é o caminho para se criar um grande atleta.

 

A repórter viaja a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)