Mais Esportes
None

Estrelas paralímpicas em fim de semana agitado e atrás de marcas para mundiais

Nomes como Petrúcio Ferreira e Daniel Dias estão em São Paulo para o Open Internacional. No segundo dia de competições, tempos não foram os melhores

postado em 21/04/2017 22:45 / atualizado em 21/04/2017 23:06

Após a participação nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado, alguns dos nomes mais importantes do atletismo e da natação voltaram a competir. Medalhistas paralímpicos como Daniel Dias, Yohansson Nascimento e Petrúcio Ferreira estão na disputa do Open Internacional Loterias Caixa, que começou na sexta-feira e vai até este e domingo (23/4), em São Paulo.

O Open Internacional de Atletismo e Natação ganhou maior importância este ano por anteceder aos Mundiais das duas modalidades. Enquanto o de atletismo será em julho, em Londres, o de natação será em setembro, na Cidade do México. Tendo isso em vista, o Open será uma das oportunidades para os atletas tentarem obter os índices mínimos para integrar as Seleções do país.
 
Daniel Zappe/MPIX/CPB
 
Na prova mais importante do dia, quatro campeões olímpicos disputaram a prova dos 100 metros rasos. Sem restrições quanto à classe, Yohansson Nascimento, Petrucio Ferreira, Alan Fonteles e Gustavo Araújo correram buscando o índice para o Mundial de Londres. No entanto, na primeira competição depois da Rio-2016, todos os brasileiros ficaram acima da marca desejada e ainda não asseguraram vaga na competição mais importante do ano.

Mesmo sem alcançar o tempo desejado, Petrucio Ferreira, campeão olímpico da classe T47 no Rio de Janeiro, gostou do desempenho. “Larguei bem, gostei do meu tiro, é a primeira competição do ano, estou 95% da minha forma física”, comentou o paratleta, que lamentou as condições da pista após a chuva que caiu pela manhã em São Paulo.

Cinco vezes medalhista paralímpico, Yohansson Nascimento tem o objetivo de alcançar 10 medalhas em campeonatos mundiais. “Já tenho oito pódios em torneios mundiais, pretendo ganhar mais duas e fechar a dezena, esse é o meu grande objetivo. Esta prova serviu para esquentar as turbinas para o foco principal do ano, que é o Mundial de Londres”, comentou.

Os velocistas brasileiros ainda terão outra oportunidade de alcançar o índice para o Mundial de julho. Neste domingo, os oito melhores tempos de cada prova irão disputar as finais do atletismo. Caso as marcas ainda fiquem acima, os velocistas terão a 1ª etapa do Circuito Brasileiro da Caixa para tentar a classificação, o evento acontecerá em junho, também no centro de treinamento paralímpico de São Paulo.
 

“Já tenho oito pódios em torneios mundiais, pretendo ganhar mais duas e fechar a dezena, esse é o meu grande objetivo. Esta prova serviu para esquentar as turbinas para o foco principal do ano, que é o Mundial de Londres”

Yohansson Nascimento, velocista

Daniel Dias quer ainda mais

O maior atleta paralímpico brasileiro de todos os tempos também está na disputa do Open Internacional. Com 24 medalhas em Jogos Olímpicos e 30 em mundiais, Daniel Dias garante que ainda tem fôlego e motivação para o quinto Mundial da carreira. “Parece até que estou velho quando falo em ir ao quinto Mundial, mas com certeza ainda existe a ansiedade de fazer o índice e garantir a vaga", disse.

Daniel Zappe/MPIX/CPB

O grande objetivo de Daniel é garantir o índice para o Mundial da Cidade do México, em setembro. Ele disputa as provas da classe S5 — 50m costas, 50m livre e 100m livre, além dos revezamentos.

Para Daniel Dias, o desafio é tentar sempre se reinventar após várias conquistas em competições importantes. “Já me perguntei se tenho mais a evoluir, sempre que tenho essa dúvida aparece alguém e me mostra que posso melhorar, vejo coisas novas e percebo que posso crescer ainda mais”, declarou.
 

 “Parece até que estou velho quando falo em ir ao quinto Mundial, mas com certeza ainda existe a ansiedade de fazer o índice e garantir a vaga"

Daniel Dias, nadador 

 

* Estagiário sob a supervisão de Leonardo Meireles. O repórter viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro