Mais Esportes
None

Dias melhores virão: Daniel Dias quer recordes pessoais no Mundial do México

Lenda da natação paralímpica projeta recordes pessoais e não descarta se tornar dirigente após aposentadoria

postado em 22/04/2017 15:54 / atualizado em 22/04/2017 19:54

Desde a Paralimpíada do Rio de Janeiro fora de competições, Daniel Dias voltou a nadar no Open Internacional, que acontece no centro de treinamento paralímpico, em São Paulo. O retorno veio da maneira que o maior paratleta da história do país acostumou a torcida: com vitória e vaga garantida para o Mundial, o quinto da carreira. Para a competição, que acontece em setembro, no México, ele promete buscar os melhores tempos da carreira.
Alexandre Urch/MPIX/CPB
 
O nadador soma trinta medalhas em disputas de campeonatos mundiais, sendo 24 de ouro. Para Daniel, não ser obcecado pelo pódio é um dos segredos para manter a motivação. “Mais do que ficar entre os três primeiros, eu busco evoluir como atleta. Eu me reúno com a minha equipe, eles apontam em que posso melhorar e eu vou em busca”, disse.

Mesmo tendo retornado aos treinos apenas em janeiro, o maior medalhista da natação masculina paralímpica não teve problemas em conquistar o índice para o Mundial de setembro. Daniel Dias cravou 1min10s83 na prova dos 100 metros livre da classe S5, tempo quase sete segundos abaixo do que ele precisava, que era de 1min17s31.

A marca na prova dos 100m nado livre animou o paratleta, que espera fazer ainda mais história no México. “Com pouco tempo de treino, já alcancei um resultado bacana, espero sair do Mundial com as melhores marcas da minha vida, ou do ano, pelo menos”, projetou.

Mundial Paralímpico de Natação

Outros quatro nadadores brasileiros garantiram vaga no torneio mundial. André Brasil, que já subiu ao pódio 24 vezes em disputas deste tipo, assegurou o direito de nadar os 100m livre na classe S10.

Phelipe Rodrigues, dono de sete medalhas paralímpicas, também estará na prova de André Brasil. Será o quarto mundial na carreira do nadador. Na classificatória, inclusive, o tempo dele foi melhor que o de André. No feminino, Patrícia Santos e Cecília Araújo obtiveram os índices e farão suas estreias em campeonatos mundiais. 
Alexandre Urch/MPIX/CPB
 

Daniel Dias pós-aposentadoria

Apesar de projetar mais oito anos competindo, Daniel Dias já começa a pensar na carreira longe das piscinas. Com 28 anos, o nadador toca um projeto social para jovens e crianças deficientes e não descarta se tornar dirigente.

Em março, Mizael Conrado, ex-jogador de futebol de 5 e deficiente visual, foi eleito presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O caminho que o ex-paratleta seguiu é uma opção para Daniel Dias após a aposentadoria. “Acho legal o que o Mizael fez. Ele é um cara que pode me servir de espelho, caso eu siga para este lado. Mas, por enquanto, ainda é cedo, só penso na natação e no meu instituto”, contou, em entrevista exclusiva ao Correio.

*Estagiário sob a supervisão de Leonardo Meireles. O estagiário viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro