Mais Esportes
None

CORRIDA DE RUA

Como melhorar a performance na corrida Wings For Life em 15 dias?

A poucos dias da competição, treinadores e participantes dão dicas de como melhorar o desempenho na corrida que não tem linha de chegada

postado em 23/04/2017 07:00 / atualizado em 23/04/2017 11:31

Marcelo Maragni/Wings For Life World Run

Definir a estratégia alguns dias antes de uma prova de corrida pode fazer a diferença durante o percurso. A 15 dias da corrida de rua Wings For Life, escolher um plano para seguir durante os últimos treinos pode ajudar o competidor a aumentar a distância percorrida. Sem uma linha de chegada fixa, o corredor deve fugir do catcher car, veículo que larga 30 minutos depois dos competidores e aumenta a velocidade gradativamente para alcançá-los.

Devido ao formato diferente, a prova permite que atletas de diferentes níveis participem. Para o profissional de educação física, Andrei Achcar, 34 anos, essa é uma prova que permite o competidor ir um pouco além da meta inicial. “Essa tensão da corrida por conta do carro atrás é bem legal. Mostra um pouco do espírito de superação da prova”. Andrei afirma que conhecer o próprio ritmo e o nível de condicionamento é o segredo para um bom planejamento.
 
“Com base no seu ritmo, você pode calcular onde vai estar quando o carro estiver em determinado quilômetro e montar um plano para seguir na prova”, explica. Próximo da prova, o ideal é continuar com o treinamento que já estava sendo feito e conhecer o trajeto da prova. “Se for possível, o ideal é treinar no trajeto que será realizada a corrida para se acostumar com o local e não ter nenhuma surpresa”, observa.

 

 

 

Durante a disputa o que mais pesa é o fator psicológico. “É um corrida de planejamento. O ideal é manter o ritmo, não dar toda a capacidade do corpo no início e guardar um pouco da energia para quando o carro estiver ao seu alcance”, completa. O vice-campeão de 2016, Kenny Sousa, 40 anos, concorda com a estratégia indicada pelo educador físico. O brasiliense ficou em segundo lugar na prova da capital, atrás do britânico Thomas Payn, com 56.38 km.

A disputa foi acirrada e Kenny chegou a liderar. Para ele, a estratégia que usou foi errada. “Por conta da animação da galera nos últimos momentos usei a energia na hora errada”, conta. Este ano vai competir pela segunda vez e afirma que vai para curtir, mas a meta é tentar chegar perto da distância que fez ou até ultrapassar e chegar aos 60 km. “O resultado é uma consequência dos treinos. Foquei nas duas últimas semanas, mas estou indo sem cobranças”, conta.

Ajuda tecnológica

Para ajudar no preparo para prova, a Wings For Life World Run lançou um aplicativo. O app ajuda o competidor com os cálculos de distância, tempo e velocidade. O grande diferencial é a possibilidade de simular a prova com o catcher car por meio da ferramenta. O aplicativo também permite que aqueles que não puderem correr em um dos locais oficiais do evento. No sistema, um catcher car virtual estará atrás do participante com o mesmo ritmo do carro real. Quando ele o alcançar, a prova termina e o nome do corredor vai para a lista de resultados do evento.

Programe-se

Wings For Life World Run
Quando: 7 de maio, a partir de 8h (horário de Brasília)
Local: Brasília
Inscrições: clique aqui
Taxa: R$ 125
Faixa etária: a partir de 16 anos