Mais Esportes
None

Campeonato Brasileiro de Patinação Artística reúne 500 atletas no DF

Brasilienses buscam vaga no Sul-Americano, marcado para junho, na Argentina

postado em 28/04/2017 06:00 / atualizado em 27/04/2017 18:44

Mais do que um espetáculo acrobático ou lazer, a patinação artística é considerada um esporte. Apesar de não participar dos Jogos Olímpicos de Verão desde 1920, a modalidade tem grandes competições nacionais e mundiais. No Brasil, a principal delas é o Campeonato Brasileiro. Neste ano, Brasília foi escolhida para receber a disputa, que reúne 500 atletas de sete estados, a partir desta sexta-feira (28/4).

Até 5 de maio, o Iate Clube recebe atletas de destaque internacional que competem em busca de vagas no Sul-Americano, marcado para a Argentina, em junho. O técnico do clube, Eduardo Rabelo, 34 anos, acredita que as representantes da cidade tem chance de vaga. “É um estado bem visado. Quando a gente entra em uma competição, não é só para participar. Disputamos a maior parte das provas”, avisa. Entre as 31 atletas que competirão pelo clube, muitas já foram a competições internacionais e colecionam títulos importantes.

 

Minervino Junior/CB/D.A Press
Laura Fruet, 12 anos, Natália Janiques, Clara Barcelos, e Isadora Barreto, 13, ganharam ouro no Pan-Americano como quarteto em 2016. Elas disputam vaga no Sul-Americano e explicam que competir em grupo requer mais sincronia. “Para realizar os movimentos, a sincronia tem que estar boa. Tem que ser amiga uma da outra para poder falar abertamente”, diz Natália. Todas começaram a prática do esporte aos 6 anos e garantem que pretendem continuar por muito tempo.


Já Marta Ziller, 16 anos, tem boa perspectiva para a disputa, mas assume que quando o assunto é o futuro dentro do esporte o conflito é grande. Campeã brasileira em 2016, ela acredita que seguir carreira só como atleta no Brasil é difícil. “Para viver da patinação artística, a melhor forma é ser técnica”, afirma a jovem, que pensa em cursar educação física. “Gostaria de concluir o ciclo e passar por todas as posições. Desde a menina que está aprendendo a patinar a quem ensina”, conta.

A patinadora compete individualmente e como quarteto. Campeã brasileira em 2016, ela diz que as expectativas estão elevadas. “Disputar uma vaga para o Sul-Americano na quadra que você treina cinco vezes por semana é muito vantajoso”, analisa.

História nas Olimpíadas

A patinação artística começou a ser disputada nos Jogos Olímpicos em 1908, em Londres. Com a criação dos Jogos Olímpicos de Inverno, a modalidade deixou de ser disputada em edições de verão desde 1920. Desde então, está presente nas edições de inverno e é praticada em um ringue de gelo. O técnico e ex-atleta Eduardo Rabelo afirma que elas são similares, mas há diferenças. "Os movimentos são muito parecidos e os nomes dos passos são os mesmos, mas existem algumas diferenças práticas por conta do equipamento", observa.

Minervino Junior/CB/D.A Press

Programe-se

Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Patinação Artística 2017
Onde: Iate Clube de Brasília - Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 2, conjunto 4
Quando: de 28 de abril a 05 de maio
Entrada franca