O falastrão norte-americano Chael Sonnen, desafiante de Anderson Silva pelo cinturão dos médios do UFC, recebeu uma concessão da Comissão Atlética de Nevada para o uso terapêutico de reposição de testosterona. Contudo, o lutador será submetido a uma bateria de exames de sangue antes e depois da luta contra o campeão brasileiro, que acontecerá na edição 148 do Ultimate, no dia 7 de julho, em Las Vegas. Os testes servirão para averiguar a quantidade do hormônio administrada por Sonnen. A informação foi divulgada pelo site MMAJunkie, nesta segunda-feira.
Para obter a concessão, Sonnen alegou ter hipogonadismo, um defeito no sistema reprodutor que resulta na diminuição das gônadas (testículos) e, consequentemente, afeta o nível de testosterona no organismo.
O lutador foi suspenso preventivamente por 12 meses e levou uma multa de U$ 2,5 mil. No entanto, em maio de 2011, o diretor-executivo da Comissão Atlética reduziu a suspensão e Sonnen teve sua licença liberada no final de junho.
Sem problemas para lutar, Sonnen voltou ao octógono em outubro, no UFC 136, e venceu Brian Stann por finalização. Em janeiro deste ano, ele derrotou o britânico Michael Bisping, no UFC on FOX 2, por decisão unânime, e ganhou o direito de enfrentar Anderson Silva pelo cinturão.
A revanche aconteceria em solo brasileiro, mas um forte lobby dos cassinos de Las Vegas aliado a um problema estrutural no Brasil para agendar o evento levaram o duelo para os Estados Unidos.