Mais Esportes
None

A América pedala em Barbacena

postado em 26/03/2014 08:39

Rodrigo Gini /Superesportes

A elite do ciclismo de montanha das Américas tem encontro marcado a partir de amanhã em Barbacena, para a principal competição do esporte no continente. Uma estrutura especial montada no Parque de Exposições da cidade das rosas servirá de palco para o 18º Pan-Americano. Mais de 520 atletas de 15 países vão lutar até domingo pelos títulos e medalhas no cross-country e no downhill. Além disso, uma prova de maratona (longa distância) aberta aos amadores e especialistas neste tipo de desafio vai completar a festa sobre duas rodas.

E não vão faltar representantes olímpicos ou ciclistas com participação destacada em campeonatos mundiais – na elite ou nas categorias por faixas etárias a escolha se deu por critério técnico nas respectivas federações ou confederações. No cross-country elite feminino, as mineiras Érika Gramiscelli, Roberta Stopa, Isabella Lacerda e vão medir forças com destaques como as colombianas Angelita Parra, campeã do último Iron Biker; e Laura Abril, campeã mundial júnior em 2008, ou a experiente norte-americana Mary McConneloug, nona nos Jogos Olímpicos de Atenas’2004 e sétima em Pequim’2008.

Entre os homens, o carioca Henrique Avancini, primeiro brasileiro a figurar no Top 25 da União Ciclística Internacional (UCI); os mineiros Rubens Valeriano, o Rubinho e Daniel Ribeiro Zóia e o catarinense Ricardo Pscheidt encaram estrangeiros como os argentinos Dario Gasco (bronze no Pan Rio’2007) e Catriel Soto, o colombiano Fabio Castañeda (campeão do Pan de MTB’2013), os norte-americanos Spencer Paxson e Mike Broderick (marido de McConneloug) e o canadense Raphael Gagne. Promessa de disputa emocionante também na Júnior, com os brasileiros enfrentando equipes completas de Colômbia, Argentina e Chile. Uma atração extra, aliás, é a disputa da prova de revezamento, amanhã, em que os países são representados por um trio (um atleta da elite masculina e feminina, e um sub-23 masculino).

Não faltam ainda as categorias para os masters e uma atração à parte é a mineira Raquel Gontijo, que começou a competir tardiamente e, aos 51 anos, conseguiu um currículo impressionante, com duas medalhas (prata e bronze) em Mundiais, o ouro no Pan do ano passado, na Argentina, e várias vitórias em provas de longa duração, mesmo competindo com rivais bem mais jovens.

MORRO ABAIXO O sábado é o dia reservado para as finais do downhill, a descida de montanha em um percurso técnico e acidentado, que exige coragem e perícia dos ciclistas. E um dos grandes nomes da competição promete ser outro mineiro, Bernardo Neves Cruz. Atleta de Ouro Preto, ele é o atual campeão brasileiro e briga, além dos compatriotas, com o experiente equatoriano Mario Jarrín; os norte-americanos Max Morgan, Ethan Quehl e Cody Johnson. No feminino, favoritismo para a equatoriana Diana Marggraf.