Mais Esportes
None

IRON BIKER

Pelo segundo ano consecutivo, histórica cidade de Mariana sedia o Iron Biker Brasil

Há atletas inscritos de todos os estados e atrações internacionais

postado em 27/08/2014 18:32

Redação /Superesportes

Gustavo Epifânio


Nos dias 19, 20 e 21, a histórica cidade de Mariana recebe 1.200 atletas para a disputa da mais tradicional competição de mountain bike da América Latina, o Iron Biker Brasil, que chega à sua 21ª edição, mantendo o alto nível de desafio da prova. Serão 140 quilômetros de trilhas, divididos em dois dias de prova – sábado e domingo –, muita emoção e paisagens deslumbrantes, durante todo o percurso. Em 2014, o Iron Biker Brasil contará com atletas de todos os estados brasileiros, além de atrações internacionais, como o suíço Lukas Kaufmann e a colombiana Angelita Parra, campeões da categoria elite no ano passado.

As incrições para esta edição estão esgotadas, prova do sucesso da competição e do grande interesse de todos os participantes. Destaque para a participação feminina. Nos últimos três anos, houve um aumento de mais de 40% de participação das mulheres. A emoção começa antes de o sol nascer para a largada de sábado.

Uma das características do Iron Biker Brasil é criar eventos paralelos à prova principal. Na sexta à noite, acontece o desafio noturno, quando atletas da categoria elite (masculino e feminino) percorrem o Centro de Mariana, subindo e descendo ladeiras, encarando escadarias e pontes. Disputado em cinco voltas, o percurso é de 3 quilômetros.

Outro destaque do Iron Biker Brasil é o “Rei da Montanha”, criado em 2013, com o objetivo de ser mais uma atração dentro da competição. O organização do evento define um trecho de subida de 2 quilômetros, dentro do percurso de sábado. Qualquer atleta pode participar e quem fizer o melhor tempo (registrado pelo GPS dos competidores) no trecho escolhido, fica com o título de “Rei da Montanha”.

Solidariedade

Além de fomentar o esporte e o turismo na região, o Iron Biker realiza uma ação solidária junto às comunidades próximas a Mariana. Na entrega do kit, os atletas fazem a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. As mais de duas toneladas de alimentos serão doadas aos moradores dos quatro distritos que fazem parte do percurso da competição: Camargos, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues e Bandeirantes.

"As expectativas para 2014 são as melhores possíveis. O evento bateu todos os recordes desde sua criação, há 22 anos, e isso nos deixa muito honrados. Estamos preparando uma edição para entrar na história, afirma um dos diretores do Iron Biker, Lucas Fonda. "Aproveitamos para convidar a todos para visitar a cidade de Mariana, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, mesmo que não seja para competir, mas para acompanhar e incentivar os 1.200 atletas e curtir toda a estrutura do evento nesses três dias de festa do esporte”.

Mariana, casa do Iron Biker

Primeira cidade de Minas Gerais, e também a primeira capital do estado de Minas, Mariana, fundada em 16 de julho de 1696, é símbolo de riquezas naturais e culturais. Pela segundo ano consecutivo, o Iron Biker acontecerá nas históricas montanhas da região. A parceira entre a organização do evento e a prefeitura da cidade deu tão certo que a competição será realizada na cidade até 2016.

Cenário perfeito para a prática do mountain bike e para realização do Iron Biker, Mariana recebe competidores e turistas de todo o mundo durante o fim de semana do evento, sendo um forte elemento econômico para a cidade, que, para este ano, já está com 100% de sua rede hoteleira ocupada. Fator importante para o turismo, o Iron Biker, além de incentivar a cultura do esporte na região, é uma opção de entretenimento para as famílias do entorno de Mariana e promove o local como ponto de visitação durante todo o ano.

“Nos preparamos para desenvolver essa cadeira de turismo e fazer de Mariana cada vez uma cidade mais visitada. Com o Iron Biker, a imagem de Mariana e de Minas Gerais percorre a Europa, os Estados Unidos e a América do Sul. Junto com a organização do evento, estamos preparados para receber bem os turistas. Tudo o que você faz com competência traz um resultado muito positivo”, diz o prefeito de Mariana, Celso Cota Neto.

21 anos de muita adrenalina

A história do Iron Biker Brasil se confunde com a própria história do mountain bike no país. Em 1989, mesmo período em que começavam a aparecer as primeiras bicicletas fora de estrada do país, foi fundado o mountain bike Clube de Belo Horizonte (MTBC), responsável pela realização das primeiras e mais destacadas provas para promoção do esporte na época.

Seguindo o sucesso dos eventos e o crescimento impulsionado do esporte, foi criado, em 1993, o então chamado “Desafio das Montanhas”, que logo seria batizado de Iron Biker Brasil e já nasceu como a maior prova de mountain bike do país e a primeira prova no formato maratona do mundo (até hoje não existem relatos de nenhuma prova maratona de MTB anterior ao Iron Biker Brasil).

Ao longo de 21 anos, a prova foi colecionando recordes e histórias, acompanhou a evolução dos equipamentos, dos atletas e, principalmente, ajudou a fomentar o MTB e o seu mercado, que, assim como o Iron Biker Brasil, ganha corpo e novos adeptos a cada dia.

Tags: ironbiker radicais mountainbike mariana Rion Bike