Mais Esportes
None

JUSTIÇA

Oscar Pistorius é condenado a 5 anos de prisão pela morte da namorada Reeva Steenkamp

Anúncio da pena foi feito pela juíza Thokozile Masipa, nesta terça-feira

postado em 21/10/2014 08:49 / atualizado em 21/10/2014 10:02

Correio Braziliense

AFP PHOTO/POOL / HERMAN VERWEY
O atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius foi condenado nesta terça-feira a uma pena máxima de cinco anos de prisão por matar a tiros, em fevereiro de 2013, a namorada Reeva Steenkamp. O anúncio foi feito pela juíza Thokozile Masipa, que em setembro declarou o atleta culpado de homicídio culposo. Ao fim da audiência, o atleta foi levado para a prisão.

A família da vítima se mostrou satisfeita com a sentença. "Sim, estou muito satisfeito", declarou aos jornalistas Barry Steenkamp, pai de Reeva. "Acreditam que é o correto, estão satisfeitos com a sentença", afirmou o advogado da família.

Pistorius foi condenado por matar em sua casa de Pretória a namorada, que foi atingida por quatro tiros através da porta do banheiro no qual estava trancada. O atleta alegou durante todo o processo, que demorou sete meses, que acreditava que um ladrão estava no banheiro.



Pouco antes de pronunciar a sentença, a juíza afirmou que uma condenação a trabalhos de serviços comunitários, como desejava a defesa, "não seria apropriada". "Uma condenação não carcerária enviaria uma mensagem equivocada à sociedade, mas, por outro lado, uma condenação de longa duração tampouco seria apropriada", argumentou a juíza.

Masipa rejeitou os argumentos da defesa sobre a fragilidade do acusado e a impossibilidade de prender um homem com as pernas amputadas. As prisões sul-africanas estão capacitadas para receber Pistorius, um deficiente que "precisa de cuidados psicológicos", declarou a juíza.

Tags: Oscar Pistorius Reeva Steenkamp condenado prisão morte namorada assassino