Mais Esportes
None

JUDÔ

Foco na vaga olímpica

postado em 03/09/2015 11:44

Orlando Bento/Minas
O Mundial de Judô, em Astana, no Cazaquistão, já ficou no passado. A partir de agora, começa a corrida por posições no ranking mundial. Os pontos conquistados até aqui têm de ser confirmados. E quem não somou em alguma competição tem agora a chance de pontuar e melhorar sua posição. É nisso que aposta a ligeiro Nathalia Brigida (20ª do mundo), que trava um duelo com Sarah Menezes (10ª), ouro em Londres’2012, pela melhor posição no ranking, o que lhe dará o direito de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio’2016. Da mesma forma, na categoria meio-médio, começa uma luta ainda mais equilibrada entre duas judocas minas-tenistas, Mariana Silva (15ª) e Ketleyn Quadros (50ª), que trocou de peso.

Nathalia retornou ontem a BH, vindo do Mundial. Chegou e foi treinar, assim como Mariana. A ligeiro se prepara agora para o Grand Slam de Paris, considerado o mais importante do circuito, tanto quanto o Mundial. Voltou pensando na Olimpíada. “Sei que preciso evoluir. Tenho de corrigir meus erros. Fui a quinta no Mundial, mas poderia ser melhor, chegar a uma medalha. Falhei na luta de chão. Perdi para a japonesa por causa disso. Dei o golpe, mas no chão, ela se recuperou e acabou vencendo a luta. Tenho de me aprimorar.”

APRENDIZADO Da mesma maneira, Maria pensa nos Jogos e em crescer no tatame. “Foi meu quarto mundial e apesar de tantas participações, tudo é ainda um aprendizado. Fui surpreendida no chão. Minha adversária, a japonesa, chegou rápido. Dei o golpe, mas falhei na transição para o chão. É nisso que tenho de melhorar.”

Assim como Nathalia, Ketleyn, que ficou fora do Mundial, vai competir em Paris. Mariana disputará o Mundial Militar, na Coreia do Sul. As duas deverão estar em Abu Dhabi. Nathalia espera também ir. “Agora é tudo por conta da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Mas seria bom se o Minas ajudasse. Seria muito grata por isso.”