Mais Esportes
None

JUDÔ

Com dois atletas do Minas, Brasil começa vencendo nos Jogos Mundiais Militares de Judô

Time conquistou duas medalhas de ouro, pela equipe masculina e pela feminina

postado em 03/10/2015 19:05 / atualizado em 03/10/2015 19:22



CBJ/Divulgação
Com dois atletas do Minas, a peso meio-médio Mariana Silva e o médio Eduardo Bettoni, o Brasil começou os Jogos Mundiais Militares de Judô, disputado em Mungyeong, na Coreia do Sul, com a conquista de duas medalhas de ouro por equipes (masculino e feminino). A competição vai até o próximo dia 11. Na madrugada e manhã deste sábado, são disputadas as lutas na categoria ligeiro e, no domingo, será a vez da meio-leve.


A Seleção Feminina, formada por Mariana Silva, a ligeiro Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres'2012, a leve Rafaela Silva, a médio Maria Portela, a meio-pesado Nádia Merli e a pesado Rochelle Nunes, passou por um susto na primeira rodada, quando foi derrotada pela Rússia, por 3 a 2. Mas as meninas se recuperaram e conseguiram uma incrível sequência de vitórias, todas por 5 a 0, contra o Quênia, na repescagem, Mongólia nas quartas de final, China na semifinal e Polônia, na decisão.


“Acho que entramos meio desatentas e acabamos perdendo para a Rússia. Isso mexeu com o ego de todo mundo. Conversamos e voltamos focadas para as outras lutas. Essa medalha é muito boa, principalmente por ser em cima das polonesas, pois tínhamos perdido para elas no campeonato civil. Esse título nos dá bastante confiança para as disputas individuais”, disse Maria Portela, que defenderá seu título também no individual.


No masculino, só vitórias. A estreia foi contra o Chile, ganhando por 5 a 0. Em seguida, derrotaram o Azerbaijão, 4 a 1, e nas semifinais desbancaram os donos da casa, 3 a 2, em duelo equilibrado, cuja vitória veio no último combate entre Walter Santos e Ji Won Jung.


Na final, Eduardo Bettoni, o meio-leve Charles Chibana, o leve Leandro Cunha, e o pesado Walter Santos venceram – o meio-médio Leandro Guilheiro sentiu desconforto e desistiu –, por 4 a 1. “Sabíamos que não seria uma competição fácil contra a Mongólia. Pegamos adversários difíceis, como a própria Coreia, dona da casa, mas nosso grupo tem muita qualidade”, disse Leandro Cunha.


INDIVIDUAIS

 

Na competição dos ligeiros, o Brasil terá Felipe Kitadai e Sarah Menezes. Nos meios leves, Charles Chibana e Érika Miranda, do Minas. O pensamento dos brasileiros é somar pontos o mais rápido possível e garantir o título por antecipação.

Tags: coreia brasil militar mundial judo