Mais Esportes
None

FUTEBOL AMERICANO

Minas Bowl: Mineirão receberá a final do Campeonato Mineiro de futebol americano

Duelo decisivo entre Minas Locomotiva e Get Eagles acontecerá em 18 de junho

postado em 31/05/2016 13:55 / atualizado em 31/05/2016 15:27

Rodrigo Melo/EM/D. A Press
O Mineirão será o novo palco do futebol americano em Minas Gerais. O Gigante da Pampulha receberá a final do Campeonato Mineiro da modalidade, em 18 de junho, às 18h. Mais uma vez, o Minas Locomotiva e o Get Eagles medirão forças para saber quem leva o troféu do intitulado Minas Bowl (uma alusão ao Super Bowl, tradicional jogo que marca a final do Campeonato Norte-Americano da modalidade). Além da decisão e da festa final para o campeão mineiro, uma outra meta já foi estipulada. Os organizadores querem bater o recorde nacional de público em uma partida, superando a marca de 15 mil pessoas.

O Locomotiva é o atual campeão. A equipe derrotou exatamente o Eagles, por 34 a 24, no Independência, em março deste ano, na abertura do campeonato, com quase seis mil presentes. Presidente do detentor do título e da Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa), Abraão Coelho espera que o evento seja algo sem precedentes no estado. “O Mineirão será a casa do futebol americano em Minas. Vamos fazer de tudo para que seja o maior espetáculo que Minas já viu na modalidade”, disse o dirigente, afirmando também que os organizadores ainda buscarão patrocínios e atrações para o grande jogo.

Abraão aproveitou para confirmar os nomes para a narração e os comentários do grande jogo. Rômulo Mendonça e Paulo Mancha, jornalistas que transmitem a NFL pela ESPN Brasil serão os encarregados da tarefa. Para o presidente do Get Eagles, Wesley Oliveira, a festa será completa. “Queremos bater o recorde brasileiro de torcedores, então pedimos que antecipem a compra de ingressos para que tudo corra da melhor maneira. Contamos com cada um de vocês. Tragam seus filhos, primos e parentes. Vai ser uma linda festa”, comentou.

De acordo com o diretor comercial do Mineirão, Samuel Lloyd, a administradora colocará uma carga inicial de 20 mil ingressos. Os bilhetes começam a ser vendidos nesta sexta-feira (03/06), no site oficial do estádio, e os preços serão de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Crianças até dois anos têm gratuidade na entrada. “É motivo de grande felicidade para a gente. O Mineirão, como espaço multiuso, está de portas abertas a todas as modalidades”, falou Lloyd.

Para os jogadores, a expectativa é grande para disputar o título no maior estádio de Minas. “Estamos prontos para uma guerra e felizes que a batalha será aqui. Estamos agradecidos a todos que contribuíram para que isso aconteça. Mais do que jogar no estádio, queremos o troféu”, sentenciou Paranhos, linebacker do Minas Locomotiva. O rival Luiz Nascimento, running back do Get Eagles, não deixou por menos. “Trabalhamos o ano todo, com ainda mais dedicação e em busca de vitórias. Queremos a taça e vamos trabalhar muito para isso acontecer nesse palco maravilhoso.”

A modalidade segue crescendo no estado e os organizadores, juntamente com a Femfa e a Secretaria de Estado de Esportes, já preveem o Campeonato Mineiro fixo no calendário esportivo do estado. “Já estamos com o projeto e a expectativa é de um torneio com 10 equipes em 2017”, revelou o presidente da federação Abraão Coelho. Neste ano, foram seis times, divididos em dois grupos. Os trofeus de campeão e vice ficarão expostos no Museu do Futebol, a partir desta terça-feira.

Segundo o secretário estadual Carlos Henrique Alves da Silva, a pasta acompanha a modalidade há alguns meses e seguirá apoiando o crescimento do esporte em Minas. “(A partir de uma reunião com o Get Eagles) Criou-se uma relação muito próxima e um interesse muito marcante da secretaria de ajudá-los. É uma modalidade em crescimento no mundo e, principalmente, no Brasil. Tem um potencial enorme”, argumentou Carlos Henrique, que aproveitou para revelar sua expectativa para o evento.

“Fizemos a aproximação com a Minas Arena e temos uma política pública com prioridade no esporte. Se batermos o recorde, podemos mudar a realidade do futebol americano, não só em Minas, mas sem dúvidas chamar a atenção do Brasil. Tenho certeza que o público mineiro vai prestigiar, com famílias, como aconteceu no Independência. Para mim, pessoalmente como gestor público do esporte no estado, é a realização de um sonho. Poder proporcionar a esses jovens e ao esporte mineiro o seu fortalecimento como um todo.”, disse o secretário.

Tags: final mineirão get eagles minas locomotiva futebol americano minas bowl