Mais Esportes
None

CICLISMO

Após vôlei, Mariana recebe maior evento de ciclismo da América Latina

Cidade histórica sediará a 25ª edição do Iron Biker nesse fim de semana

postado em 14/09/2017 11:02

Divulgação
De­pois de so­frer com a maior tra­gé­dia am­bien­tal do Bra­sil, com o es­tou­ro de uma bar­ra­gem de re­jei­tos de mi­ne­ra­ção da Sa­mar­co em 2015, que fez de­sa­pa­re­cer o dis­tri­to Ben­to Ro­dri­gues, a his­tó­ri­ca Ma­ria­na re­to­ma sua ro­ti­na e apro­vei­ta sua vo­ca­ção es­por­ti­va pa­ra atrair tu­ris­tas e mos­trar seu ri­co pa­tri­mô­nio his­tó­ri­co, ver­da­dei­ro mo­ti­vo de sua fa­ma.

Após ser pal­co do jo­go en­tre Cru­zei­ro e Mi­nas, pe­lo Cam­peo­na­to Mi­nei­ro Mas­cu­li­no de Vô­lei, há duas se­ma­nas, Ma­ria­na re­ce­be nes­te fim de se­ma­na o Iron Bi­ker Bra­sil. Es­ta se­rá a 25ª edi­ção do even­to, o maior des­sa mo­da­li­da­de es­por­ti­va na Amé­ri­ca La­ti­na.

O de­sa­fio em duas ro­das te­rá a par­ti­ci­pa­ção de 1700 atle­tas, de to­das as re­giões do Bra­sil e do mun­do, que per­cor­re­rão cer­ca de 160 qui­lô­me­tros de tri­lhas, em dois dias de pro­va – sá­ba­do e do­min­go. A lar­ga­da e a che­ga­da acon­te­ce­rão na Pra­ça Mi­nas Ge­rais, car­tão-pos­tal da his­tó­ri­ca ci­da­de mi­nei­ra. Nos dois dias, duas ca­te­go­rias: per­cur­so com­ple­to e per­cur­so re­du­zi­do, pa­ra ini­cian­tes. A lar­ga­da da pri­mei­ra se­rá às 8h30, no dois dias, e a da se­gun­da, às 9h30. A gran­de no­vi­da­de des­sa 25ª edi­ção do Iron Bi­ker é a es­treia da ca­te­go­ria Du­plas Mis­tas, que com­pe­ti­rá no cir­cui­to com­ple­to.

O even­to é de gran­de im­por­tân­cia pa­ra a ci­da­de que foi a pri­mei­ra de Mi­nas Ge­rais e tam­bém a pri­mei­ra ca­pi­tal, prin­ci­pal­men­te no as­pec­to eco­nô­mi­co. Pa­ra se ter ideia, não exis­tem mais va­gas na re­de ho­te­lei­ra da ci­da­de. Tu­do es­tá ocu­pa­do. “Nos pre­pa­ra­mos pa­ra de­sen­vol­ver es­sa ca­deia de tu­ris­mo e fa­zer de Ma­ria­na uma ci­da­de mais vi­si­ta­da, pois pre­ci­sa­mos dis­so. Com o Iron Bi­ker, a ima­gem da ci­da­de e de Mi­nas Ge­rais per­cor­re­rão o mun­do. Mais do que nun­ca pre­ci­sa­mos do even­to pa­ra a nos­sa eco­no­mia e pa­ra o nos­so tu­ris­mo”, diz Duar­te Jú­nior, pre­fei­to de Ma­ria­na.

Com o no­me de De­sa­fio das Mon­ta­nhas, o Iron Bi­ker nas­ceu em 1993. Des­de en­tão, se­gun­do Lu­cas Fon­da, um dos di­re­to­res da pro­va, o even­to co­le­cio­na re­cor­des e his­tó­rias. “São 25 anos de aven­tu­ras, de de­sa­fios e de con­quis­tas im­por­tan­tes no es­por­te. Es­sa par­ce­ria com os atle­tas e o amor que te­mos por ca­da de­ta­lhe é que faz a di­fe­ren­ça. Creio que es­sa edi­ção en­tra­rá pa­ra a his­tó­ria.

Tags: maisesportes mariana ciclismo