Mais Esportes
None

Violência, prisão e máfia: a vida de Jake LaMotta, o Touro Indomável, morto aos 95

Interpretado por Robert de Niro nos cinemas, o boxeador foi vítima de complicações devido a pneumonia

postado em 20/09/2017 14:24 / atualizado em 20/09/2017 16:03

TEDDY BLACKBURN/Reuters
Primeiro homem a vencer Sugar Ray Robinson, ex-campeão dos médios e dono de uma das trajetórias mais controversas do esporte – com direito a fraudes, prisão e relações com a máfia –, o boxeador norte-americano Jake LaMotta morreu na noite desta terça-feira (19/9), aos 95 anos. LaMotta vivia em um asilo e foi vítima de complicações devido a uma pneumonia.

Dono de um cartel de 83 vitórias, 19 derrotas e quatro empates, entre 1941 e 1954, LaMotta teve carreira notável nos ringues, mas foi no cinema que teve sua história eternizada. O filme Touro Indomável, dirigido por Martin Scorsese, em 1980, foi baseado na autobiografia de LaMotta, vivido por Robert De Niro. 

Peter Kramer/Getty Images/AFP
Para dar vida ao boxeador nas telonas, De Niro treinou durante um ano com o próprio LaMotta e chegou a engordar 25 quilos em dois meses para interpretar o pugilista aposentado. Com o papel, De Niro levou o Oscar de melhor ator.

RIVALIDADE COM ROBINSON
LaMotta nasceu no Bronx, em 1922. Começou a lutar profissionalmente aos 19 anos e protagonizou, na década de 1940, uma das maiores rivalidades do boxe, com a lenda Sugar Ray Robinson. Na primeira luta entre os dois, Robinson venceu por decisão unânime, em 2/10/1942, no Madison Square Garden, em Nova York. Em fevereiro do ano seguinte, o Touro do Bronx tirou a invencibilidade de 40 lutas de Robinson no profissional, em Detroit.

Eles voltariam a se enfrentar quatro vezes, mas LaMotta sofreu derrotas severas. A mais dolorosa foi em 1951 em uma luta conhecida como o Massacre do Dia de São Valentino. LaMotta havia conquistado o título dos médios em 16/6/1949 ao vencer o francês Marcel Cerdan e defendido com sucesso por dois anos até reencontrar Robinson, no Chicago Stadium. Robinson castigou o Touro, até vencer dor nocaute técnico no 13º round (veja o último round no vídeo abaixo).


Depois da derrota, LaMotta mudou para os leves, mas colecionou derrotas em sequência.

 

 


POLÊMICAS
Fora dos ringues, a vida de LaMotta foi de altos e baixos. Em 1947, antes de conquistar o título dos médios, LaMotta foi nocauteado por Billy Fox, em luta cercada de polêmicas. Em seu livro, o boxeador confessou que entregou a luta para ganhar prestígio com a máfia. A fraude lhe rendeu uma suspensão à época.

Depois da aposentadoria, em 1954, LaMotta se dedicou a dirigir bares, se tornou comediante e atuou em 15 filmes, sendo sua aparição mais famosa em Desafio à Corrupção (The Hustler, 1961), ao lado de Paul Newman, quando interpretou um barman. O comportamento agressivo também lhe rendeu problemas judiciais, por espancar sua esposa, e foi preso por seis meses, em 1958, sob acusação de promover prostituição envolvendo menores em um de seus bares, em Miami.

LaMotta casou-se sete vezes,  sendo a última, Denise Baker. Ele está no Hall da Fama do Boxe e é considerado um dos 10 maiores boxeadores dos médios de todos os tempos. Um de suas aparições públicas foi em 2012, em programa de TV. Segundo site TMZ, ele vivia em um asilo.

Tags: morte boxing indomável touro bull raging boxe