MMA
None

TUF 17 FINALE

Faber finaliza o amigo Scott Jorgensen no confronto principal do TUF 17 Finale

Califórnia Kid vence duelo de parceiros com mata-leão no quarto round

postado em 14/04/2013 01:18 / atualizado em 14/04/2013 03:01

Getty Images/UFC

No duelo entre amigos, Urijah Faber levou a melhor sobre Scott Jorgensen na luta principal do TUF 17 Finale, na madrugada deste domingo, no Mandalay Bay Center, em Las Vegas. O Califórnia Kid fez valer a maior categoria na luta de chão e finalizou o oponente com um mata-lesão, aos 3min16 do quarto round.

Com a vitória, Urijah Faber manteve a recuperação entre os pesos galos do UFC. O californiano conquistou o segundo triunfo consecutivo – antes batera o salvadorenho Ivan Menjivar (também por finalização) no UFC 157 – e deverá subir mais degraus na categoria.

Já Scott Jorgensen, que vinha de triunfo ante John Albert, em dezembro de 2012, terá que buscar a reabilitação no próximo duelo. O Young Guns, que viveu momento difícil com duas derrotas consecutivas – para Renan Barão e Eddie Wineland -, ligou novamente o sinal de alerta na categoria.

Depois da vitória, Urijah Faber disse que esperava um duelo duro contra o amigo Jorgensen, principalmente pelo fato de os dois se conhecerem há muito tempo. “Eu sabia que era um cara duro, mas eu trabalhei bem a movimentação, a entrada com socos e consegui finalizar. Capitalizei o que tinha de melhor. Esse cara conhece o meu repertório, quando consegui um bom momento, tinha de capitalizar em cima disso”, avaliou.

O Califórnia Kid, que teve o nome envolvido em boatos de possível demissão, começa a ressurgir na categoria, mas não citou contra quem gostaria de lutar no próximo duelo. Ele deixou a tarefa de escolher o adversário a cargo da organização. “Eu quero sempre enfrentar o melhor. Quem a Zuffa (empresa que controla o UFC) me der eu farei o melhor, pois amo o esporte. Lutarei contra qualquer um”, frisou o carismático norte-americano.

A luta

Urijah Faber começou melhor, partindo para a trocação e ainda aplicou boas quedas no primeiro round. Mais eficiente, o Califórnia Kid foi muito superior ao adversário, que não conseguiu espaço para aplicar os golpes e acabou dominado no primeiro round.

Scott Jorgensen melhorou a partir do segundo round, mas ainda pecava pela pouca eficiência ofensiva. Na parte defensiva, o Young Guns já estava mais seguro, porém não conseguia encaixar boa conexão de golpes em Faber, que continuou melhor, embora não dominasse como no assalto anterior.

No terceiro quarto o panorama não mudou. Urijah se movimentava mais, enquanto Jorgensen se defendia melhor, mas ainda ficava exposto às quedas. No quarto assalto, Faber fez prevalecer a eficiência na luta de chão, encaixou bem o mata-leão e finalizou o combate, aos 3min16.

TUF 17 Finale

Card Principal
Urijah Faber finalizou Scott Jorgensen com um mata-leão no quarto round
Kevin Gastelum derrotou Uriah Hall na decisão dividida dos juízes
Cat Zingano derrotou Miesha Tate por nocaute técnico no terceiro round
Travis Browne derrotou Gabriel Napão por nocaute no primeiro round
Bubba McDaniel finalizou Gilbert Smith com um triângulo no terceiro round

Card Preliminar
Josh Samman derrotou Kevin Casey por nocaute técnico no segundo round
Luke Barnatt derrotou Collin Hart na decisão unânime dos juízes
Dylan Andrews derrotou Jimmy Quinlan por nocaute técnico no primeiro round
Clint Hester derrotou Bristol Marunde por nocaute técnico no terceiro round
Cole Miller finalizou Bart Palaszewski com um mata-leão no primeiro round
Maximo Blanco derrotou Sam Sicilia por decisão unânime dos juízes
Daniel Pineda finalizou Justin Lawrence com uma kimura no primeiro round