MMA
None

UFC MACAU

Polêmica com juiz retirado do evento em Macau rende pedido de desculpas de Dana e do UFC

Dirigente afastou árbitro lateral na segunda luta e admitiu erro de informação

postado em 27/08/2014 10:02 / atualizado em 27/08/2014 00:53

Redação /Superesportes

Mitch Viquez/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
O retorno do Ultimate Fighting Championship a Macau no último fim de semana, no UFC Fight Night 48, foi cercado de polêmica. O presidente da organização, Dana White, decidiu afastar um dos juízes laterais que teriam a incumbência de somar os pontos dos lutadores nos combates. Howard Hughes foi a vítima da ira do mandatário, depois do segundo duelo do card preliminar na Cotai Arena. Ele foi retirado por ordem do dirigente, que considerou erros de julgamento por parte do árbitro.

Com a ausência de um órgão para regulamentar eventos de luta em Macau, o UFC assumiu a responsabilidade. O vice-presidente da organização para assuntos regulatórios, Marc Rattner, nem estava na China, já que, no mesmo dia, houve o evento em Tulsa (EUA), o UFC Fight Night 49, para onde ele viajou.

Em entrevista no México, para promover o UFC 180, Dana White aproveitou para fazer a ‘mea culpa’ sobre o afastamento do árbitro lateral em Macau. “Eu tenho que pedir desculpas por julgar Hughes. Eu tive uma informação errada, ele não marcou 30 a 27 para o lutador da China na segunda luta”, declarou o presidente. “Eu passei dos meus limites, não foi a primeira vez, mas espero que tenha sido a última. Eu estava errado”, admitiu.

O UFC também se manifestou oficialmente sobre o caso e divulgou um pedido de desculpas em forma de comunicado:

"Após uma revisão interna, a organização do UFC anunciou que ocorreu uma violação do seu protocolo regulador independente na noite do último sábado, durante o UFC Macau.
Após a segunda luta da noite, o presidente do UFC, Dana White, pediu que Howard Hughes, um dos cinco juízes designados do evento, fosse impedido de trabalhar em quaisquer outras lutas. De acordo com o protocolo do UFC, nem White, nem qualquer outro executivo possui essa autoridade. No entanto, o protocolo foi violado e Hughes não trabalhou mais naquela noite.
A organização do UFC sempre foi a favor de supervisão e regulação governamental. Além disso, o UFC estabeleceu um protocolo para auto-regular eventos quando não existir uma comissão atlética oficial, federação ou outro órgão regulador. Quando o UFC realiza eventos em locais sem um órgão regulador, o protocolo do UFC diz que reguladores internos da organização exercerão todas as funções da comissão de forma independente e sem interferência de executivos da empresa ou seus empregados.
O UFC continua empenhado em manter o mais rigoroso ambiente regulatório para a competição e promete que nenhuma violação de protocolo semelhante acontecerá novamente.
Tanto Dana White quanto o UFC pedem desculpas ao Sr. Hughes colocar em dúvida seu julgamento profissional. Hughes julgou mais de 25 eventos do UFC, que está ansioso para que ele trabalhe em seus eventos novamente no futuro."

Tags: dana white macau árbitro afastado juiz desculpas dirigente mandatário ufc