MMA
None

UFC 179

José Aldo minimiza pressão para manter único cinturão brasileiro e foca em Chad Mendes

Manauara não vê problema em ser o único campeão e se concentra na luta

postado em 24/10/2014 14:01 / atualizado em 24/10/2014 11:53

Alexandre Loureiro/Inovafoto/UFC

Vicente Ribeiro
Enviado especial - Rio de Janeiro


Com seis defesas bem sucedidas de cinturão, campeão do peso pena do Ultimate Fighting Championship desde 2011, quando chegou à organização, José Aldo está mais focado que nunca em manter o título na revanche diante de Chad Mendes, na luta principal do UFC 179, neste sábado, no Maracanãzinho. Mas o manauara garantiu que não existe pressão por ser o único brasileiro no topo de uma categoria da franquia. O pensamento é dar novo show para os fãs no Rio de Janeiro.

José Aldo é a esperança brasileira de ter um campeão no UFC este ano. O potiguar Renan Barão, companheiro de treinos do manauara, perdeu o título do peso galo logo na segunda defesa, diante de TJ Dillashaw – parceiro de Chad Mendes. Lyoto Machida não teve êxito contra Chris Weidman, dono do cinturão dos médios, e Vitor Belfort só enfrentará o All American em fevereiro de 2015.

Com isso, José Aldo terá a responsabilidade de manter o Brasil no topo de uma das categorias do UFC. Mas o manauara descartou qualquer pressão nesse sentido. Ele ressaltou que a concentração está voltada para o reencontro com Chad Mendes. “Não vejo problema em ser o único brasileiro com o cinturão. Vou esquecer esse lado e pensar em mim, focar no meu trabalho para lutar por mim”, enfatizou.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2014/10/23/6084/20141023135406991610a.jpg', 'id_content': 2954345L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/mma/2014/10/23/galeria_mma,6084/fotos-treino-aberto-do-ufc-179-no-maracana.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: treino aberto do UFC 179, no Maracan\xe3 ', 'id_pk': 6084L, 'id_conteudo': 2954345L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: treino aberto do UFC 179, no Maracan\xe3 ', 'id_treeapp': 736, 'descricao_destaque': 'Lutadores escalados para evento no Rio fazem atividade no gramado do est\xe1dio ', 'schema': 'foto_126510467054'}

O campeão não se mostrou disposto a rebater qualquer tipo de provocação do adversário. E nem tampouco quis comentar declarações do futuro desafiante pelo cinturão, o irlandês Conor McGregor, que estará presente no Maracanãzinho para acompanhar o evento. “O momento não é o de falar mais nada, só entrar e lutar. Não me importo com o que eles falam, só no octógono é que vamos ver quem é quem”, frisou.

Apesar de muitos apontarem uma evolução de Chad Mendes, principalmente na trocação, José Aldo disse que o norte-americano merece respeito, mas o vê como o mesmo adversário do duelo em que venceu por nocaute, em janeiro de 2012, no UFC 142, também no Rio de Janeiro. “O Chad Mendes é apenas mais um adversário. Ele disse que melhorou, mas acho que foi só na cabeça dele. Não vejo essa melhora toda. Vou manter os pés no chão para vence-lo”, ressaltou.

Apesar de afirmar que nenhum fator externo interfere o que ocorre dentro do octógono, o campeão e ídolo dos brasileiros fãs de MMA disse que a torcida, uqe promete muito barulho no Maracanãzinho, será um ingrediente importante. “Ter o apoio dos fãs é sempre importante, mas isso não interfere lá dentro, o que vale é o trabalho. Mas o evento vai estar muito cheio, a torcida vai cantar e isso é maravilhoso. Vou partir para cima”, prometeu.

UFC 179

Neste sábado, a partir das 21h
Maracanãzinho, Rio de Janeiro

Card preliminar


José Aldo x Chad Mendes – pelo cinturão do peso pena
Glover Teixeira x Phil Davis
Fábio Maldonado x Hans Stringer
Darren Elkins x Lucas Mineiro
Diego Ferreira x Beneil Dariush

Card preliminar

William Patolino x Neil Magny
Yan Cabral x Naoyuki Kotani
Scott Jorgensen x Wilson Reis
Felipe Sertanejo x André Fili
Gilbert Durinho x Christos Giagos
Fabrício Camões x Tony Martin

Tags: José Aldo Chad Mendes UFC 179 cinturão penas maracanãzinho revanche manauara