MMA
None

UFC 190

UFC distribui cartilha para alertar lutadores sobre pontos perigosos do Rio de Janeiro

Documento da organização proíbe visita a áreas de risco e sugere uso de vans

postado em 28/07/2015 18:55 / atualizado em 28/07/2015 19:06

Reprodução
Os atletas, convidados e funcionários do Ultimate Fighting Championship que estão no Rio de Janeiro para o UFC 190, no próximo sábado, na Arena da Barra, receberam um alerta da organização para não correrem riscos durante a estadia na cidade. A franquia distribuiu uma cartilha com cuidados especiais sobre áreas consideradas ‘perigosas’ como favelas, além de se atentarem para assaltos e regiões de prostituição.

A preocupação do UFC é pelo fato de o hotel que serve de base para atletas no Rio de Janeiro esta próximo à favela do Vidigal. Além disso, a organização demonstra certo receio de visitas a pontos da cidade considerados inapropriados para passeios em função do risco de assaltos. Até programas como ir à praia ou conhecer bairros tradicionais como Lapa e Santa Teresa foram proibidos pela franquia, que sugere o uso de vans e veículos à disposição do estafe do Ultimate.

A organização alerta ainda para a incidência de AIDS entre prostitutas e menores de idade, além da alta taxa de criminalidade nos bairros de Santa Teresa e Lapa. Até mesmo a segurança dentro do hotel é motivo de preocupação para o UFC na cartilha, que pediu para os lutadores e funcionários evitarem abrir a porta dos respectivos quartos sem ter a certeza de quem está do lado de fora. Por outro lado, os locais mais seguros indicados são Ipanema, Leblon e Copacabana.

Reprodução
Confira trecho da cartilha distribuída pelo UFC

“A Zuffa está obrigando todos funcionários do UFC a não deixar o hotel, exceto para funções relacionadas ao evento, ou a menos que haja circunstâncias extremamente importantes. Você precisará da a aprovação de um supervisor e é necessário que ele saiba o seu paradeiro exato, precisamos saber onde estão os lutadores o tempo todo.”

É importante ter em mente

• Por causa da favela do Vidigal, é preciso ter extremo cuidado ao chegar e ao sair do Rio Sheraton. Não saia do hotel a pé, use as vans do UFC.
• Segurança extra será fornecida para o nosso grupo dentro do hotel e para as chegadas e partidas programadas, bem como sobre as vans e ônibus fretados do UFC.
• Nunca abra a porta do quarto do hotel até que você confirme quem está do outro lado através de seu olho mágico ou ligando para a recepção do hotel. Tranque as portas por dentro e você também pode utilizar uma cunha de borracha, que estará dentro do quarto do seu hotel para ajudar a prevenir uma entrada forçada. (Isso porque um pequeno hotel em Santa Teresa foi tomado por bandidos no mês passado, que foram de quarto em quarto com uma chave mestra e roubaram todos os hóspedes).
• Só carregue o que você precisa. Minimal dinheiro (local), No jóias, eletrônicos, câmera, etc ..
• O risco de crime é maior à noite, mas pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.
• Nunca resista aos criminosos, eles poderão não hesitar em usar a força. Resistir a um assalto normalmente gera uma lesão grave ou morte.
• Fique longe de todas as favelas (Empresas privadas oferecem passeios que não são seguros e devem ser evitados).
• Fique longe das praias a noite e de manhã cedo.
• Nunca saque dinheiro na rua.

Áreas para serem evitadas


• Qualquer favela ou redondezas,
• Santa Teresa é muito divulgado para turistas, mas existe um alto nível de criminalidade na área.
• Lapa é conhecida pela sua vida noturna e boates, mas também tem a maior taxa de criminalidade e deve ser evitada.
• Evite sair marcando encontros em boates, no hotel ou em qualquer lugar. Você pode ser a isca para um ladrão. Existe uma alta incidência de AIDS entre as prostitutas e um número considerável também entre as menores de idade.
• Sempre fique de olho nos seus drinks.
• Leblon, Ipanema e Copacabana são os bairros mais seguros da cidade.

Tags: assaltos favelas documento cartilha rio de janeiro ufc 190